Em tudo existem desafios, na doação de órgãos não seria diferente, a rejeição dos novos órgãos é um deles e um dos maiores, pois tem que possuir um número considerável de igualdades entre o doador e o receptor como por exemplo o mesmo tipo sanguíneo, não é em toda esquina que haverá alguém do tipo AB que é o mais incomum entre todos. Outro caso de compatibilidade entre o receptor e o doador em um caso específico de doação de pulmões é o mesmo tamanho da caixa torácica porque o pulmão varia de tamanho de pessoa em pessoa.
A cultura de optar ser doador de órgãos após a morte é recente no Brasil, assim tendo muitos nãos quando se precisa da aprovação familiar para que possa fazer a doação do falecido para alguém. Aprovação familiar é muito relevante para as estatísticas da não realização de doações, pois essa decisão mexe com o psicológico dos entes.
Solucionar algo 100% é complicado, mas resolver grande parte não, o aumento da conscientização sobre a doação de órgãos nas escolas, em propagandas e jornais, juntamente explicando o número de vidas salvas com este recurso e do que se trata assim seria de grande ajuda para normalizar e haver um maior investimento para o avanço de técnicas, medicações e tratamentos para diminuir o número de rejeições.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.