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Por mariarita88
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O artigo 6º da constituição brasileira, assegura que é dever do Estado garantir o ensino para todos os cidadãos. Diante do exposto, é evidente que tal legislação não é mantida ao tratar das perspectivas e dos desafios impostos pela Educação à Distância - EaD - no Brasil. Haja vista ao afirmado, é notório que a falta de acesso a um sistema de internet democrático nos lares mais pobres do país e a deficiência na transmissão do aprendizado fora da escola, são alguns dos meios para contribuir na problemática da modalidade do estudo não presencial.
A priori, segundo pesquisa realizada no ano de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE -, aproximadamente 30% dos habitantes do Brasil não retinham ao alcance conexão com a internet. No contexto, é evidente que o EaD é mais benéfico para os cidadãos que detém condições financeiras mais elevadas e que são residentes de centros urbanos, visto que existe maior facilidade em conseguir a conexão necessária para estudar, enquanto os que não dispõem desse amparo, ficam prejudicados. Assim, é criada a chamada "bolha social", acarretando em uma segregação entre os estudantes que podem aprender em casa e os que não conseguem por falta de meios básicos, como computador e celular, prejudicando a educação igualitária e acessível.
A posteriori, o filosofo e sociólogo Pierre Bourdieu, fala que o ensino não é transmitido da mesma forma para todos os alunos. De maneira análoga, o EaD acaba criando uma queda na qualidade do conhecimento, já que a ausência do professor físico e de uma rotina bem definida pode gerar dispersão mais rápida em alguns estudantes que estão em casa e dificuldade em conseguir tirar todas as dúvidas na aula online, perdendo o vínculo social entre pedagogo e educando. Nesse âmbito, a ausência do convívio na escola é grave e coloca em evidência a falta de uma estrutura e organização pensada em larga escala e funcional.
Destarte, diante da perspectiva, é mister que os desafios do EaD no Brasil precisam ser enfrentados. Assim, é indubitável que o Ministério da Educação deve atuar para melhorar a modalidade de ensino – EaD -, criando projetos para democratizar o acesso à internet com a finalidade do aprendizado à distância para os estudantes que moram em regiões pobres ou isoladas do país, com o financiamento do Ministério da Economia, que irá direcionar a verba necessária. Nesse ínterim, o estudo será mais justo, independentemente da posição monetária do aluno e, outrossim, a legislação apresentada no artigo 6º da constituição será respeitada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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