Avatar do usuário
Por maria1234
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#58986
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5°, o direito a igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na pratica quando se observa as perspectivas da igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a analise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira analise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade de gênero. Nesse sentido, é preciso ter uma consciência do quão prejudicial está sendo isso no país. Até mesmo a irrelevância no contrato de mulheres referente ao mercado de trabalho. Essa conjuntura, segundo as idéias do filosofo contratualista John Lock, configura-se uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como desigualdade, o que infelizmente é evidente no pais.
Ademais, é fundamental apontar a diferença no salário laborativo, como impulsionador da desigualdade no Brasil. Segundo a "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg simmel no livro " The Metropolis and Mental Life" - ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dar atenção. Diante de tal exposto, como se a igualdade não fosse mais levada a serio por se tornar cada vez mais comum na vivencia dos indivíduos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que a constituição federal de 1988, por intermediário de igualdade, comece a agir com atitudes e não somente palavras, a fim de evitar a indiferença de gênero no Brasil. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na constituição cidadã.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
92 Exibições
por Adrian001
0 Respostas 
191 Exibições
por Maydiass
4 Respostas 
740 Exibições
por linsley
0 Respostas 
122 Exibições
por mariaasouzx
0 Respostas 
89 Exibições
por ArqBecca
0 Respostas 
65 Exibições
por karencris
2 Respostas 
154 Exibições
por KelveSilva
20 Respostas 
522 Exibições
por Lauany25
2 Respostas 
274 Exibições
por Alunaaaamed
0 Respostas 
69 Exibições
por dudadias12

De acordo com o Artigo 5º da Constitui&ccedi[…]

Muito tem se discultido sobre a atual situaç[…]

Globalização x evolução humana

As características analógicas sobre […]

Fome no Brasil.

Chimamanda Adichie afirma que a mudança do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM