Por francieli2
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O ENEM digital é a nova novidades no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para 2020, onde serão aplicados provas no formato digital. Porém, essa novidade traz várias vantagens e desvantagens, além de poder prejudicar alunos de baixa renda.

Uma das vantagens do ENEM digital, é o menor gasto em papel que logo após a prova seriam descartados, prejudicando o meio ambiente agravando impactos ambientais. Segundo especialistas, a forma digital é mais segura que a impressa, mesmo que algumas pessoas digam o contrário, que a digital seria mais propensa a sofrer ataque cibernéticos, mas cabe ao INEP garantir uma segurança maior contra quaisquer ataques.

Após a Revolução Industrial, aparelhos eletrônicos ficaram mais presente em nossas vidas, mas nem todos têm renda suficiente para investir em um. As desvantagens da prova digital está voltado a desigualdade social, onde alunos com uma renda média/alta teriam acesso a computadores para "treinar" antes da prova. Já alunos de renda baixa estariam despreparados na hora de fazer o exame, mesmo que é as provas não sejam feitas em casa os alunos poderam se sentir prejudicados por não terem treinado antes.

Portanto, o INEP terá que investir na infra-estrutura de locais para que alunos baixa renda não se sintam prejudicados, além de cuidar para que cada cidade tenha computadores em bom estado para o melhor desempenho na hora da prova e menor probabilidade de sofrer ataques de hackers, para que até 2026 a prova impressa seja substituída sem que ninguém corra o risco de ser prejudicado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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