Avatar do usuário
Por EllyFer764
Quantidade de postagens
#123847
Em 1988, a Constituição Federal do Brasil, também conhecida como "Constituição Cidadã", foi promulgada, marcando uma importante transição na história do país. Esse documento fundamental consagrou direitos humanos, valores democráticos e a dignidade da pessoa humana como princípios basilares da sociedade brasileira. No entanto, apesar dessas garantias constitucionais, persistem desafios inaceitáveis no contexto nacional. Perante o exposto, tem-se que a persistência do trabalho análogo à escravidão é um desses desafios. Assim, observa-se a necessidade de discutir sobre os alicerces que sustentam esse revés, com foco na desigualdade social e na priorização do interesse financeiro.
Dessa forma, em primeira análise, vê-se que a desigualdade social é o principal empecilho no combate ao trabalho análogo à escravidão. De acordo com Ariano Suassuna, célebre escritor, há no Brasil uma injustiça secular, capaz de dividir a nação em duas vertentes: a dos favorecidos e dos despossuídos. Tal constatação é nítida na persistência de ocupações profissionais análogas à escravidão, já que essa realidade atinge uma parcela da população, que devido à ocorrência desse acentuado desequilíbrio social, é cruelmente negligenciada e deixada as margens da sociedade, não existindo um olhar atento para a situação existencial destas, fator esse, que faz com que essas sejam vítimas de um cenário tão nefasto e desumano como o trabalho análogo à escravidão. Assim, é urgente que essa desigualdade deixe de existir, possibilitando uma nação homogênea, onde parcela da população não seja atingida por uma situação tão hedionda, enquanto outra é altamente privilegiada. Somente rompendo com a injustiça secular, os menos favorecidos serão vistos e, consequentemente, os problemas que afetam sua dignidade também, podendo ser sanados.
Ademais, a priorização dos interesses financeiros é outra causa para manutenção do revés. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Esse pensamento pode ser relacionado com a persistência de analogias à escravidão no mercado de trabalho brasileiro, já que pessoas são sujeitas a um ambiente de trabalho semelhante ao sistema escravocrata, onde direitos são negados, tanto os que englobam a pessoa humana, quanto os referentes ao financeiro, como, por exemplo, salário. Dessa forma, é necessário acabar com essa priorização dos interesses financeiros em detrimento da pessoa humana, somente assim será possível o alcance de um Brasil equilibrado e justo.
Necessita-se, portanto, que soluções sejam tomadas e o tema tenha sua devida atenção. Para isso, cabe ao governo federal — responsável por garantir a democracia e ordem no país — direcionar verbas no combate a desigualdade social, por meio da criação de projetos que visem observar de perto a realidade da população brasileira na totalidade, podendo assim, sanar os problemas que a circunda. Paralelamente, é preciso existir uma investigação profunda para garantir que todos os empregados estão tendo seus direitos assegurados. Feito isso, os princípios da Constituição não ficarão apenas no papel.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
167 Exibições
por mel2024
1 Respostas 
220 Exibições
por Julia1964
0 Respostas 
48 Exibições
por isadorakelly
0 Respostas 
43 Exibições
por brunalmeidal
0 Respostas 
48 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
62 Exibições
por rafahbsx
0 Respostas 
67 Exibições
por giiwxy
0 Respostas 
32 Exibições
por LuizaMariana
5 Respostas 
130 Exibições
por mari799
3 Respostas 
73 Exibições
por mariarita04
Redação do ENEM 2023

Jander6420 Ok. No caso, o detalhamento que falto[…]

Redação Enem 2023

No periodo Colonial, existiam as conhecidas &q[…]

Sua redação ficou muito boa Marlon :[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM