Dessa forma, em primeira análise, vê-se que a desigualdade social é o principal empecilho no combate ao trabalho análogo à escravidão. De acordo com Ariano Suassuna, célebre escritor, há no Brasil uma injustiça secular, capaz de dividir a nação em duas vertentes: a dos favorecidos e dos despossuídos. Tal constatação é nítida na persistência de ocupações profissionais análogas à escravidão, já que essa realidade atinge uma parcela da população, que devido à ocorrência desse acentuado desequilíbrio social, é cruelmente negligenciada e deixada as margens da sociedade, não existindo um olhar atento para a situação existencial destas, fator esse, que faz com que essas sejam vítimas de um cenário tão nefasto e desumano como o trabalho análogo à escravidão. Assim, é urgente que essa desigualdade deixe de existir, possibilitando uma nação homogênea, onde parcela da população não seja atingida por uma situação tão hedionda, enquanto outra é altamente privilegiada. Somente rompendo com a injustiça secular, os menos favorecidos serão vistos e, consequentemente, os problemas que afetam sua dignidade também, podendo ser sanados.
Ademais, a priorização dos interesses financeiros é outra causa para manutenção do revés. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Esse pensamento pode ser relacionado com a persistência de analogias à escravidão no mercado de trabalho brasileiro, já que pessoas são sujeitas a um ambiente de trabalho semelhante ao sistema escravocrata, onde direitos são negados, tanto os que englobam a pessoa humana, quanto os referentes ao financeiro, como, por exemplo, salário. Dessa forma, é necessário acabar com essa priorização dos interesses financeiros em detrimento da pessoa humana, somente assim será possível o alcance de um Brasil equilibrado e justo.
Necessita-se, portanto, que soluções sejam tomadas e o tema tenha sua devida atenção. Para isso, cabe ao governo federal — responsável por garantir a democracia e ordem no país — direcionar verbas no combate a desigualdade social, por meio da criação de projetos que visem observar de perto a realidade da população brasileira na totalidade, podendo assim, sanar os problemas que a circunda. Paralelamente, é preciso existir uma investigação profunda para garantir que todos os empregados estão tendo seus direitos assegurados. Feito isso, os princípios da Constituição não ficarão apenas no papel.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.