No Brasil, convive-se constantemente com as marcas de um passado de escravidão, que reflete diretamente na visão da sociedade acerca de pessoas pretas e pessoas de classes socioeconômicas mais baixas. Essa visão deturpada de alguns gera, ainda nos dias de hoje, essa situação alarmante caracterizada como trabalho análogo á escravidão. A situação é crescente e preocupante, pois a cada operação executada, vê-se um numero espantoso de resgatados.
Em agosto de 2023, uma operação governamental resgatou mais de 500 vítimas em situação análoga à escravidão, isso mostra o quão grave é a situação em que o país se encontra nessa questão. O lugar ocupado pelo Brasil num ranking composto por 160 países, é o de 11° lugar com mais de 1 milhão de pessoas vivendo em situação de escravidão contemporânea, tornando a visão do exterior com relação ao Brasil, uma visão preconceituosa e estigmatizada.
Diante dos fatos e argumentos apresentados, o ideal seria que o Estado providenciasse mais operações governamentais, por meio de mais recursos financeiros e mais recursos humanos voltados para o objetivo de diminuir ainda mais o número de pessoas viventes dessa situação degradante. Outra alternativa seria a criação de uma linha telefônica voltada para denuncias e relatos de pessoas que vivem nesse estado, além de um incentivo do estado para a organização não governamental InPACTO, voltada para a erradicação do trabalho escravo no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.