Em primeira análise, é imperioso destacar que, segundo o sociólogo Émile Durkheim, o fato social consiste em maneiras de agir, pensar e sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar ao meio em que vivem. De modo análogo, quando se fala sobre o tabagismo na adolescência, o grupo social onde um jovem se encontra o influencia de algum modo, como, por exemplo: se um adolescente faz parte de um grupo de amigos em que todos fumam, esse indivíduo tende, por influência do fato social, a adquirir os mesmos hábitos. Dessa forma, é notória como ações externas afetam as escolhas subjetivas desses jovens, perpetuando a problemática.
Além disso, a forte pressão que essa parte da população sofre para ter bom desempenho escolar, por exemplo, contribui para a perpetuação desse revés. Nesse sentido, cabe mencionar o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han e seu ensaio “ Sociedade do cansaço” no qual é abordado a insana procura do ser humano contemporâneo pela alta produtividade em detrimento dos prazeres e da sanidade física e mental. Nesse contexto, jovens que vivem essa procura pelo alto rendimento no âmbito pedagógico, podem adquirir problemas mentais que, muitas vezes, não são devidamente assistidos, fazendo com que muitos desses adolescentes se apaguem ao tabagismo como válvula de escape. Desse modo, o ato de fumar ,utilizado como alívio mental de modo inocente, pode se tornar um vício e consequentemente um problema a esses indivíduos.
Portanto, diante dos fatos supramencionados, fica explícito que medidas de contenção ao problema sejam tomadas. Desse modo, cabe às escolas, promover uma ação de conscientização acerca do malefícios do cigarro chamada “ uma escolha para a vida toda” , em que ,por meio de grupos de debates com médicos e ex-fumantes, os alunos dialoguem e se o informem sobre o problema, principalmente suas consequências para a saúde se tal hábito for iniciado tão precocemente. Além disso, para aqueles que já tem um histórico de vício, também é de responsabilidade da escola acolher esses estudantes e os direciona para uma forma de assistência como psicólogos. Assim, espera-se que a persistência do tabagismo entre os jovens brasileiros não perdura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.