Diante desse cenário, é possível destacar a falta de instituições de ensino público em muitos lugares do interior do país como um dos fatores que validam a persistência dessa vulnerabilidade social. Na região do Nordeste, segundo dados do IBGE, o acesso à educação é o mais restrito, com 34,7% da população à margem desse direito. Isso se dá porque uma parcela dos alunos precisa se deslocar por mais de uma hora para conseguir estudar, o que afronta diretamente a Constituição de 1988, que prevê o acesso à todo cidadão à educação gratuita e de qualidade.
Além disso, é lícito apontar que a evasão escolar contribui para o crescimento desse descaso social. Nas áreas mais pobres do país, muitas crianças e adolescentes trabalham para contribuir com o sustento familiar, o que diante da falta de iniciativa do governo para ajudar essas famílias, promove o abandono escolar e, consequentemente, o analfabetismo. Tal situação favorece o contexto de acordo com od dados do IBGE: 48,3% dos discentes evadem o colégio na região Sul. Logo, lê-se como nociva a percepção de que em um país signatário da Declaração Universal dos Direitos Humanos como o Brasil, o Estado negligencie o papel da educação como agente inibidor do desrespeito à condição cidadã.
Infere-se, portanto, que essa contradição no tecido social revela a fragilidade das leis e da administração pública do Brasil e, por isso, precisa ser enfrentada de forma mais organizada. Para tal, o governo federal deve criar projetos de lei, por meio de fundação de escolas em regiões periféricas do país, com o auxílio de campanhas de alfabetização de crianças, jovens e adultos e mão-de-obra qualificada. Espera-se, com isso, introduzir métodos eficazes capaz de promover o letramento da sociedade marginalizada e tornar prática as prescrições da Constituição Cidadã.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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