Avatar do usuário
Por Maia7389
Quantidade de postagens
#124267
A Constituição Federal de 1988 declara que todo cidadão brasileiro tem garantidos direitos básicos para sua plena cidadania, como acesso à saúde, educação e segurança. No entanto, no cenário social brasileiro atual, tais direitos e segurança não têm sido assegurados, visto que parcela da população negra ainda não possui direitos nem moradia e é alvo frequente de discriminação. Assim, faz-se necessário analisar estruturas para combater essa problemática.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a ausência de meios de comunicação eficazes é um dos principais fatores que contribuem para essa conjuntura. As redes sociais são de grande importância por transmitirem informações para a população. Como disse Michael Foucault, "alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas". O problema é que, com o silenciamento sobre o tema, os cidadãos ficam com uma visão deturpada e desinteressada em relação à temática.

Além disso, é dever do Estado assegurar a segurança e os direitos de todos os indivíduos. No entanto, isso não é observado na prática, uma vez que a população de descendência africana ainda sofre com o racismo e a marginalização. Portanto, medidas se fazem necessárias para mitigar esse impasse.

Cabe ao Governo, em conjunto com o Ministério da Educação, comunicar à nação sobre a importância dessa questão e orientar a população sobre como se comportar frente a essas situações. Tal ação pode, ainda, incluir palestras realizadas nas escolas e divulgações em outras redes sociais para alcançar um público maior. É necessário combater e conscientizar os jovens com o intuito de transformar o Brasil em um país que garanta a ampla defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#124537
@Maia7389,

Olá! Boa noite.

Visão Geral: Seu texto apresenta argumentos pertinentes à problemática. Mas, você nos parágrafos de desenvolvimento não aprofunda os argumentos só reafirma cada um deles de forma diferente. Sugestão: poderia colocar exemplos práticos, causas e consequências pertinentes ao seus argumentos. No parágrafo conclusivo, a ausência dos elementos modo meio e efeito.

Pontos para você focar:
1) Aprofundamento dos argumentos.
2) Elementos da conclusão.

"Tudo que você sonha, você pode realizar."
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
59 Exibições
por Maia7389
3 Respostas 
146 Exibições
por Peverton
0 Respostas 
66 Exibições
por estudaduda
Combate à Violência Contra as Pessoas Idosas
por anna2828    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por anna2828
0 Respostas 
71 Exibições
por Kawanr0drig
0 Respostas 
58 Exibições
por E69vitoria
0 Respostas 
105 Exibições
por joandson
1 Respostas 
94 Exibições
por larysf
0 Respostas 
59 Exibições
por Mateus443321
1 Respostas 
89 Exibições
por baja

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM