Em primeiro lugar, é importante destacar que a ausência de meios de comunicação eficazes é um dos principais fatores que contribuem para essa conjuntura. As redes sociais são de grande importância por transmitirem informações para a população. Como disse Michael Foucault, "alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas". O problema é que, com o silenciamento sobre o tema, os cidadãos ficam com uma visão deturpada e desinteressada em relação à temática.
Além disso, é dever do Estado assegurar a segurança e os direitos de todos os indivíduos. No entanto, isso não é observado na prática, uma vez que a população de descendência africana ainda sofre com o racismo e a marginalização. Portanto, medidas se fazem necessárias para mitigar esse impasse.
Cabe ao Governo, em conjunto com o Ministério da Educação, comunicar à nação sobre a importância dessa questão e orientar a população sobre como se comportar frente a essas situações. Tal ação pode, ainda, incluir palestras realizadas nas escolas e divulgações em outras redes sociais para alcançar um público maior. É necessário combater e conscientizar os jovens com o intuito de transformar o Brasil em um país que garanta a ampla defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.