Em primeira análise, precisamos refletir sobre o que leva alguns indivíduos a tomarem tais atitudes. Na saga Halo nos é apresentada uma aliança de raças alienígenas que declara guerra á humanidade, após considerarem a colonização humana de planetas uma afronta aos seus deuses, apesar da temática de ficção científica, essa história não se difere muito do que já foi presenciado o longo de nossa civilização. Acontecimentos, como as cruzadas, realizadas pelos cavaleiros templários, nos mostram como a influência distorcida do pensamento religioso é capaz de alterar a conduta do sujeito e por consequência causar atos de violência sem nenhuma justificativa fundamentada.
Em segunda análise, podemos notar como esse problema possui raízes históricas mas ele, infelizmente, não está restrito ao passado. Até os dias atuais vemos casos de atentados terroristas orquestrados por grupos radicais como o Estado Islâmico, também conhecido como ISIS, que tem o propósito de fundar um Estado onde a única religião permitida é o Islã, que por si só já é alvo de controvérsias por conta de alguns de seus ensinamentos e doutrinas que violam, de maneira grave, os direitos humanos. Além disso, essas organizações também propagam o ódio a outros grupos pelo motivo de estes não compartilharem da mesma crença, diferente dos anteriores que seguem de forma assídua e fanática.
Portanto, se faz necessário a criação de campanhas pelo poder público com o intuito de conscientizar a população acerca das consequências que a devoção exagerada pode trazer para sociedade. Logo, isso ajudará a evitar que trágicos ocorridos, como os mencionados acima, voltem a acontecer na atualidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.