Primordialmente, é imprescindível ressaltar a escassez de preocupação na sociedade. Isso porque, como foi representado no desenho animado " procurando nemo " que na exibição cinematográfica relata a história de um peixe palhaço que perdeu o seu filho após o desencontro entre eles e embora seja um filme lúdico esse cenário ocorre no Brasil. Todavia, muitos cidadãos se sensibilizam com a trama de nemo, mas são incapazes de se comoverem com o desaparecimento de pessoais reais e de contribuírem para o resgate desses indivíduos. Com isso, é inaceitável que a situação continue em questão na corporação brasileira.
Ademais, diante desse cenário, deve-se destacar a ineficiência das leis de segurança e monitoramento para encontrar os brasileiros desaparecidos. Isso ocorre na medida em que, como pontou Winston Churchill " a política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa, na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes ". Nesse sentido, o panorama evidenciado é nítido quando existe um aumento nos casos de sequestros no território nacional e os representantes do país continuam negligenciando as medidas para minimizar esse obstáculo fazendo com que isso se repita varias vezes. Por isso, é preciso que mudanças sejam realizadas para combater esse quadro.
Evidência-se, portanto, providências que são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra o Ministério da Justiça juntamente com o Poder Executivo devem desenvolver palestras em instituições sociais para a população total. Tais palestras devem ser feitas nas mídias e redes sociais dos ministérios. Por meio de entrevistas com profissionais na área. Tal como especialistas no assunto. Dessa maneira, trazendo como solução a clareza sobre os perigos do desaparecimento de pessoas no Brasil e assim obter uma comunidade consciente e disposta a ajudar os brasileiros vulneráveis. Somente assim, será possível garantir os direitos que a Constituição Federal de 1988 afirma em seu documento jurídico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.