Martin Seligman, psicólogo estadunidense, é o pai de psicologia positiva. Ele desenvolveu 5 elementos para alcançar o bem-estar e felicidade, dentre eles, emoções positivas e realizações. Recentemente, os índices de doenças e transtornos psicológicos têm aumentado. Casos de surtos emocionais intensos são desencadeados pela carência no gerenciamento de suas emoções e ausência de resiliência. Consequentemente, as relações sociais são perturbadas por ações e pensamentos errôneos do indivíduo, por exemplo em situações que demandam calma e confiança, porém a pessoa age impulsivamente.
Ademais, os pensamentos intrusivos e obsessivos são uma espécie de dreno da nossa energia e bem-estar. Praticantes de meditação mindfulness relatam significativas melhoras em seus níveis de estresse e ansiedade causados por excesso de pensamentos. Esse resultado positivo nos mostra a importância de analisar tudo aquilo que entra e sai da nossa mente. O contato com ambientes e situações de sentimentos negativos prolongados diminuem os níveis de serotonina no cérebro, o hormônio da felicidade.
Em resumo, é essencial estarmos conscientes de nossos pensamentos. Para isso, o Ministério da Saúde deve investir e incentivar a área psicológica do ser humano com um maior número de profissionais nos postos de saúde do SUS e bem distribuídos nos estados de acordo com a necessidade. Além do mais, é necessária a desmistificação da dificuldade em meditar para que assim seja possível o aproveitamento pleno de estar no presente. Desse modo o indivíduo mantêm a sua mente alegre e compassiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.