• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por dudateich
#77542
Na mitologia grega, Sisifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima eternamente. Todos os dias, Sisifo atingia o topo do rochedo, contudo era vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito assemelha-se à luta cotidiana dos brasileiros durante a pandemia, os quais buscam superar as barreiras levantadas durante o isolamento social na quarentena. Nesse contexto, não há dúvidas de que a pandemia é um desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só a negligência governamental, mas também o precário serviço de saúde pública.
Em primeiro plano, deve-se atentar para o papel do Governo Federal no problema. Desta forma, Pierre Bordieu diz que aquilo que foi criado como instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Sob essa vista, observa-se que o governo exerce grande papel de influência de seus cidadãos, mas é irresponsável quanto ao que é mostrado pelo próprio presidente, inúmeras piadas são feitas sobre as mortes por Covid-19, o que acaba banalizando a situação de amigos e familiares que perderam que perderam seus entes queridos e, consequentemente, favorece o pensamento errôneo de que a doença não é grave.
Ademais, nota-se uma grande brecha no controle de protocolos de segurança. Diferentemente das medidas tomadas em outros países, no Brasil grande parte dos estabelecimentos permaneceram abertos, o que compactou para grandes aglomerações em lugares públicos, em sua grande parte pessoas desprotegidas contra o virus, evitando uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Em Manaus no ano passado, houve também uma grande crise em que hospitais acabaram ficando sem tanques de oxigênio, causando assim grande comoção na internet onde vários artistas e influenciadores se disponibilizaram para comprar tanques de oxigênio mais caros do que o preço recorrente.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Poder Público deve investir em informação sobre saúde, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter a situação do número de casos da doença. Tal ação pode, ainda, ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso intervir sobre a negligência governamental perante a pandemia. Dessa maneira, o Brasil poderá manter enorme pedra no topo do morro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A questão do lixo no Brasil

O filme "Wall-e" se passa em uma socieda[…]

geoca PODE CORRIGIR MINHA RED PFVR?

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Sob a perspectiva do aclamado documentário […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM