Em primeira instância, aborda-se que a eliminação inadequado é uma negligência governamental e um impasse no corpo social. Segundo um estudo recente, aproximadamente 67% do lixo eletrônico é descartado de forma inadequada em aterros sanitários, contribuindo para a contaminação do solo e das águas subterrâneas. Visto que, esse dado ilustra como a eliminação inadequada de lixo tecnológico tem impactos ambientais negativos, especialmente quando os resíduos eletrônicos são misturados a outros tipos de sedimentos em aterros sanitários, consequentemente essa carência esta veiculada a negligência governamental que não toma as devidas medidas para solucionar essa entrave, e assim sanar o problema.
Portanto, fica evidente a necessidade de combater essa questão.
Em segunda instância, observa-se que a poluição ambiental é um resultado decorrente da ineficiência do Estado. Conforme o relatório (Pace) Plataforma para Aceleração da Economia Circular afirma, " O Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico na América Latina". Logo, é necessário uma intervenção estatal para que amenize esse dano que perpetua poluindo o meio ambiente de forma perigosa e resultando a posição de demérito no relatório do Pace, assim, o Governo deveria mediar políticas ambientais que visam proteger a natureza, portanto, combater essa pendência.
Diante dos fatos mencionados, faz-se imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável pela administração e manutenção do meio ambiente, elabore uma legislação abrangente que proíba o descarte inadequado de resíduos eletrônicos, por meio de regulamentos rigorosos para o gerenciamento adequado de resíduos tecnológicos , incentivando a reciclagem e estabelecendo penalidade para o descarte irresponsável, a fim de solucionar essa problemática. Em paralelo, cabe a mídia informar os cidadãos sobre as regulamentações e promover campanhas educativas sobre a importância da reciclagem e do descarte consciente. Assim, espera-se que os riscos da alta produção do lixo eletrônico deixe de ser uma carência no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada