A princípio, a inépcia estatal corrobora com esta vicissitude. Dessa maneira, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman desenvolveu o conceito de "Instituições Zumbis", o qual afirma que o estado, internamente, perdeu suas funções. Analogamente, no "recorte" atual, a ineficácia de políticas socioambientais de tratamento que evitem a formação de resíduos tóxicos oriundos de lixos eletrônicos, por parte do Poder Público, confirma a tese do sociólogo. Logo, apesar dos riscos de contaminação de solos e de faunas por essas substâncias, o Estado ainda é incapaz de cumprir seu papel, contribuindo, assim, para a crescente poluição biológica.
Além disso, vale ressaltar os graves efeitos desta poluição para grupos sociais mais vulneráveis. Nesse viés, o documentário "Lixo Extraordinário", produzido por João Jardim, aborda o cotidiano árduo de catadores de recicláveis e outros trabalhadores locais em um lixão carioca. Sob esta lógica, assim como na obra, muitos aterros brasileiros possuem condições sub-humanas de trabalho para quem usufrui do espaço monetariamente. Dito isto, hodiernamente, as altas produções de lixo eletrônico e seu destino indevido a aterros hostilizam ainda mais o ambiente para estes trabalhadores, uma vez que as substâncias liberadas por este dejetos possuem um alto fator cancerígeno.
Portanto, o Estado – responsável pelo bem-estar social – deve, por meio de políticas ambientais de processos residuais, promover a eficiência do descarte de lixo eletrônico, garantindo o acesso facilitado a pontos de despejo para a população; além de construir setores de reciclagem voltados ao tratamento destes objetos nos aterros sanitários de todo o país. Cabe também a ONGs humanizarem o trabalho de catadores, disponibilizando ajuda médica próxima a lixões e vestimentas seguras para suas atividades laborais. Isso deve ser feito com objetivo de reduzir os riscos e os efeitos negativos do descarte do "e-lixo". Assim, o Brasil será capaz de cumprir seu dever constitucional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.