Avatar do usuário
Por Helena123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#91900
No fillme "Wall-e" é retratada uma crítica ao consumismo, em que a Terra se torna inóspita devido a quantidade de lixo eletrônico espalhado pelo mundo. Desse modo, tal conjuntura é retratada no Brasil ao se analisar a alta taxa de produção de lixo eletrônico, o qual é um problema resultante da displicência populacional diante do tema. A esse modo, constata-se diversas entraves motivadas não só pelo consumismo, mas também pelo descarte incorreto.

Em primeiro lugar, a nefasta formação educacional é um agravante do consumismo. A esse respeito, na Revolução Industrial, o país obteve um aumento na produção dos produtos tecnológicos que estavam ganhando destaque, e consequentemente levaram ao consumo deliberado desses produtos. Desse modo, a Revolução Industrial intensificada com a chegada da Globalização no Brasil, estimularam o consumismo crescente do lixo eletrônico, afim de satisfazer desejos supérfluos garantindo assim, cada vez mais lixo eletrônico no Brasil. Nesse viés, enquanto o sistema capitalista formar necessidades desnecessárias a população, mais lixo eletrônico será gerado.

Ademais, outro fator é responsável pela produção de lixo eletrônico: o descarte incorreto. Dessa maneira, a filosófa Hannah Arendt cita o conceito da "banalidade do mal", onde os comportamentos maldosos da humanidade passam a serem realizados inconscientemente quando os individuos normalizam tal situação. Ou seja, o descarte incorreto do lixo eletrônico é resultado da educação deficitária da população sobre a questão ambiental, acarretando em impactos na saúde pública devido aos metais pesados presentes nos aparelhos eletrônicos e desequilíbrios ambientais causados pela poluição. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas para garantir o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.

Diante do exposto, fica evidente a necessidade de mitigar a produção exarcebada do lixo eletrônico. Para tanto, o Ministério da Educação deve estimular o pensamento crítico na sociedade, por meio de campanhas e palestras nas escolas e propagandas em telejornais, auxiliando então a quebra de pensamentos consumistas. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Governo Federal e as prefeituras, devem incentivar a população a separar o lixo e destina-lo a espaços de reciclagem de aparelhos eletrônicos, por meio de um benefício em porcentagem de desconto nos impostos. Dessa forma, o cenário retratado no filme "Wall-e" não será reproduzido no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
268 Exibições
por Suelen17
0 Respostas 
186 Exibições
por Agenetos
6 Respostas 
376 Exibições
por GabEndo
4 Respostas 
72 Exibições
por Tuly14
3 Respostas 
84 Exibições
por ManoelSan
0 Respostas 
20 Exibições
por AnaBeatrizz
1 Respostas 
16 Exibições
por Vfarias
0 Respostas 
44 Exibições
por acarolsd
3 Respostas 
93 Exibições
por JoaoEnrik
2 Respostas 
84 Exibições
por Guimo3XD

Muito bom, da uma olhada nas redaçõe[…]

Ao afirmar em sua célebre canç&atild[…]

O debate

Em 2021, o famoso cantor sertanejo, Zé Neto[…]

Desastres Ambientais

Greta Thunberg é uma jovem ativista que lut[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM