Em primeiro lugar, a nefasta formação educacional é um agravante do consumismo. A esse respeito, na Revolução Industrial, o país obteve um aumento na produção dos produtos tecnológicos que estavam ganhando destaque, e consequentemente levaram ao consumo deliberado desses produtos. Desse modo, a Revolução Industrial intensificada com a chegada da Globalização no Brasil, estimularam o consumismo crescente do lixo eletrônico, afim de satisfazer desejos supérfluos garantindo assim, cada vez mais lixo eletrônico no Brasil. Nesse viés, enquanto o sistema capitalista formar necessidades desnecessárias a população, mais lixo eletrônico será gerado.
Ademais, outro fator é responsável pela produção de lixo eletrônico: o descarte incorreto. Dessa maneira, a filosófa Hannah Arendt cita o conceito da "banalidade do mal", onde os comportamentos maldosos da humanidade passam a serem realizados inconscientemente quando os individuos normalizam tal situação. Ou seja, o descarte incorreto do lixo eletrônico é resultado da educação deficitária da população sobre a questão ambiental, acarretando em impactos na saúde pública devido aos metais pesados presentes nos aparelhos eletrônicos e desequilíbrios ambientais causados pela poluição. Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas para garantir o bem-estar da sociedade e do meio ambiente.
Diante do exposto, fica evidente a necessidade de mitigar a produção exarcebada do lixo eletrônico. Para tanto, o Ministério da Educação deve estimular o pensamento crítico na sociedade, por meio de campanhas e palestras nas escolas e propagandas em telejornais, auxiliando então a quebra de pensamentos consumistas. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o Governo Federal e as prefeituras, devem incentivar a população a separar o lixo e destina-lo a espaços de reciclagem de aparelhos eletrônicos, por meio de um benefício em porcentagem de desconto nos impostos. Dessa forma, o cenário retratado no filme "Wall-e" não será reproduzido no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.