Avatar do usuário
Por Jbruno
Quantidade de postagens
#130963
A expressão Ordem e Progresso, presente na bandeira do Brasil, preconiza o desenvolvimento social e político em todos os seus aspectos. Todavia, percebe-se que tal perspectiva não se aplica na realidade da sociedade moderna, visto que persistem casos de relações abusivas, situação que não garante progresso social. Com efeito, é imprescindível enunciar os pilares que sustentam essa mazela, o descaso governamental e a apatia do tecido civil.
Diante desse cenário, a omissão do governo intensifica a persistência de relacionamentos abusivos na contemporaneidade. Nessa ótica, a ilha imaginada por Thomas More na obra Utopia é perfeita na concepção política, com cidadãos gozando da plena eficiência do Estado. Fora da ficção, entretanto, na atualidade, a omissão do governo em combater a continuidade de abusos em relacionamentos se opõe à idealização retratada pelo filósofo, haja vista que a insuficiência estatal diante da problemática proporciona lacunas para proteger tanto mulheres, como homens, de futuras violências. Nesse sentido, tal afirmação se comprova ao observar a seguinte notícia da CNN: a apresentadora Ana Hickmann relatou ter sido agredida pelo marido após uma briga. Logo, se o Estado omite a realidade do momento, só mostra o quanto persiste uma sociedade carente de ações políticas.
Outrossim, a continuidade de agressões em relações amorosas é impulsionada pela apatia do tecido civil. Nessa óptica, a filósofa Simone de Beauvoir acredita que o ato de se conformar com um problema torna o pior que ele. Nesse contexto, o corpo social ao se conformar com crescentes casos de violência em namoros, casamentos, agrava a chance de combater suas consequências, já que, ao não se falar sobre o impacto de um imbróglio na sociedade, só faz com que ele crie ramificações e se instaure no seu contexto. Ainda mais, vale ressaltar como necessário o pensamento do filósofo Descartes, no qual afirma que existimos, pois pensamos; com isso, quando a sociedade não pensa em relação a um problema, ela auxilia a permanência dele. Dessa forma, o corpo social se torna insensível em relação a combater casos de parcerias amorosas.
Em suma, a persistência de relacionamentos abusivos na sociedade moderna é devida à omissão do governo e a passividade dos indivíduos. Portanto, o Ministério Público, órgão responsável pela defesa dos interesses da coletividade, deve cobrar do governo ações para proteger pessoas em relacionamentos violentos, por meio de campanhas sociais que denunciem abusos, a fim de conscientizar sobre as consequências dessas violências. Vale ressaltar que a sociedade brasileira deve discutir sobre diversos temas por meio da conscientização dos problemas sociais. Assim, o lema presente na bandeira nacional será honrado, garantindo o progresso social.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
880
pontos
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
124 Exibições
por Naian
0 Respostas 
107 Exibições
por Sarahlorrany
1 Respostas 
125 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
118 Exibições
por maryiyiyi
0 Respostas 
54 Exibições
por 12102019
1 Respostas 
91 Exibições
por leitor1000
1 Respostas 
119 Exibições
por crissz
A questão do etarismo do Brasil
por Beatedros    - In: Outros temas
4 Respostas 
3892 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
157 Exibições
por Ana22082005
0 Respostas 
103 Exibições
por AnnaJBVB

Segundo o empresário estadunidense Steve Jobs: &qu[…]

O livro "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

A lei seca foi implementada com o intuito de evita[…]

EXCLUIR REDAÇÃO!!!

Você poderia excluir a minha primeira redação de &[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!