Avatar do usuário
Por Gabriela5445
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#58417
O mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito à superproteção dos filhos. Diante dessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude dos pais pensarem ser o melhor para seus filhos e tentar protegê-los do mundo não percebendo que estão atrapalhando o desenvolvimento da criança.
Convém ressaltar, a princípio, que a formação familiar é um fator determinante para a persistência do problema. De acordo com o sociólogo Talcott Parsons, a família é uma máquina que produz personalidades humanas. Por essa perspectiva, o problema da superproteção dos pais no crescimento dos filhos é em si um tipo de pensamento transmitido de geração em geração, o que torna difícil para eles serem apagados por forças externas, já que o problema encontra-se dentro das casas das pessoas brasileiras e estende-se por uma longa linha do tempo.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o individualismo. Na obra "Modernidade Líquida", Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. A tese do sociólogo pode ser observada de maneira específica na realidade brasileira, no que tange a superproteção dos pais. Essa liquidez que influi sobre a questão do individualismo funciona como um forte empecilho para sua resolução, pelo fato dos pais terem receio dos filhos passarem por algo que os mesmos já passaram no passado.
Portanto, para que a superproteção dos pais com os filhos deixe de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. É fundamental, a criação de ações que popularizem o efeito que os antepassados têm sobre a forma de pensar da sociedade atual, pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Ministério Público. Tais ações devem se dar por meio de vídeos nas redes sociais sobre a responsabilidade e a importância que a família tem na formação de uma criança, além de relatos de experiência, dados estatísticos, visando a quebra de tradições que atrapalham o desenvolvimento da criança e do adolescente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
275 Exibições
por Amand09
1 Respostas 
140 Exibições
por Horoxi
0 Respostas 
196 Exibições
por revia
0 Respostas 
132 Exibições
por revia
0 Respostas 
164 Exibições
por Taina7
0 Respostas 
106 Exibições
por marinete
0 Respostas 
304 Exibições
por Anne24
1 Respostas 
136 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
33 Exibições
por Pedras
1 Respostas 
2391 Exibições
por aman2004
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM