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#75681
A série americana "13 Reasons Why" narra a história de Hannah, uma jovem que se suicidou devido as doenças mentais. Fora das telas, a realidade apresentada não é diferente, visto que, tais transtornos estão ainda mais presentes entre os cidadãos devido a pandemia do Covid-19. Isso ocorre tanto pela divulgação de informações falsas, quanto pelo isolamento social.
Em primeiro lugar, as informações falsas que são divulgadas nos veículos de comunicação e nas mídias sociais acarretam em estresse e ansiedade. Circulam pelas redes sociais inúmeras notícias falsas, como por exemplo, um conjunto de publicações que alegam que a Ivermectina traz resultados positivos contra o Covid-19. Por conseguinte, assim como essa noticia foi exposta equivocadamente na internet, diversas outras também têm sido, o que torna alarmante ao observar que o fluxo de fake news afeta os indivíduos psicologicamente.
Consequentemente, o isolamento social destaca-se como agente do problema, pois, é necessário o ato, voluntário ou involuntário de manter um indivíduo isolado em uma sociedade de outros sujeitos. De acordo com o levantamento da OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros tem transtorno de ansiedade, sendo que, esse número ganhou ainda mais peso durante a pandemia, aliado ao isolamento social. Assim, o processo de adaptação em meio ao cenário atual, contribui para o desenvolvimento de distúrbios mentais, associados a solidão e o medo.
Infere-se portanto, que medidas são necessárias para combater os reflexos da pandemia do Covid-19 sobre a saúde mental dos brasileiros. Para isso, é necessário que o Poder Legislativo elabore projetos de lei voltadas a fiscalização e punição de agentes que propagam as fakes news nas redes sociais. Outrossim, o Ministério da Saúde deve investir em recursos financeiros e acompanhamentos psicológicos virtuais, por meio de gravações com os profissionais de saúde e aplicativos com atividades praticas. Somente assim, situações como a da jovem Hannah serão menos frequentes na sociedade hordiena.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#75683
@Willa @Dan @Dante @Deivid16 @Anakass @cassiahso Olá, tudo bem com vocês?
Poderiam dar uma olhadinha na minha redação? Meu nome é Tainara e estudo em uma escola em que minha professora sempre corrigi as redações com base nas competências do ENEM, entretanto, gostaria de uma opinião extra sobre minha redação! ☺
Sou nova na plataforma mas podem esperar que sempre que precisarem de ajuda, ou que eu dê uma olhada na redação de vocês, será um prazer ❤ :D :D
#76147
@TainaraENEM, OI chu, como vai? Espero que muito, mas muito bem!

Sumi da plataforma por muito tempo, mas pretendo voltar a ativa e decidi começar pela sua redação, pois achei ela um amor! Espero que goste da minha correção tanto quanto gostei de fazê-la ;)

// INTRODUÇÃO 💡

"A série americana "13 Reasons Why" narra a história de Hannah, uma jovem que se suicidou devido as doenças mentais. Fora das telas, a realidade apresentada não é diferente, visto que, tais transtornos estão ainda mais presentes entre os cidadãos devido a pandemia do Covid-19. Isso ocorre tanto pela divulgação de informações falsas, quanto pelo isolamento social."

[1] Contextualização
[2] Teses
[3] Causas a serem desenvolvidas nos próximos parágrafos

𝒪𝒷𝓈𝑒𝓇𝓋𝒶ç𝑜𝑒𝓈: Arrasou! A contextualização foi incrível e a relação estabelecida entre essa obra e a realidade foi genial, parabéns!

// PREIMEIRO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO (D1) 📌

[1] Em primeiro lugar, as informações falsas que são divulgadas nos veículos de comunicação e nas mídias sociais acarretam em estresse e ansiedade. [2 - CONECTIVO: Sob essa ótica/ Dessa maneira] [3] Circulam pelas redes sociais inúmeras notícias falsas, como por exemplo, um conjunto de publicações que alegam que a [4] Ivermectina traz resultados positivos contra o Covid-19. Por conseguinte, assim como essa notícia foi exposta equivocadamente na internet, diversas outras também têm sido, o que torna alarmante ao observar que o fluxo de Fake News afeta os indivíduos psicologicamente."

[1] Oração introdutória do que será abordado no D1
[2] Ausência de conectivo para ligar uma oração a outra
[3] Desenvolvimento da tese
[4] Faltou explicar o que é Ivermectina
[5] Fake News em letras maiúsculas

𝒪𝒷𝓈𝑒𝓇𝓋𝒶ç𝑜𝑒𝓈: Nesse parágrafo, senti falta de um maior embasamento, sabe? De argumentos de autoridade como filósofas, autores ou algum dado verídico, tipo o IBGE. Sem isso, senti que sua argumentação ficou um tanto vaga e, até mesmo, rasa. Ademais, é recomendável que sempre se explique o que se está dizendo quando for se utilizar um termo técnico como "Ivermectina". Por fim, aconselho a escrever Fake News com letras maiúsculas, pois ele é um conceito, tudo bem?

// SEGUNDO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO (D2) 📍

[1] Consequentemente, o isolamento social destaca-se como agente do problema, pois, é necessário o ato, voluntário ou involuntário de manter um indivíduo isolado em uma sociedade de outros sujeitos. [2] De acordo com o levantamento da OMS, Organização Mundial da Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros tem transtorno de ansiedade, sendo que, esse número ganhou ainda mais peso durante a pandemia, aliado ao isolamento social. [3] Assim, o processo de adaptação em meio ao cenário atual, contribui para o desenvolvimento de distúrbios mentais, associados a solidão e o medo."

[1] Oração introdutória do que será abordado no D2;
[2] Desenvolvimento da tese
[3] Oração conclusiva do D2


𝒪𝒷𝓈𝑒𝓇𝓋𝒶ç𝑜𝑒𝓈: Gostei bastante desse parágrafo, mas acredito que faltou desenvolver melhor a argumento de autoridade trazido. No caso, creio que seria mais produtivo ter dispendido um pouco mais de atenção na relação entre o isolamento e o aumento dos índices de ansiedade, pois isso deixaria seu texto ainda mais rico!

// CONCLUSÃO 🏆

[1] Infere-se[2] , portanto, que medidas são necessárias para combater os reflexos da pandemia do Covid-19 sobre a saúde mental dos brasileiros. Para isso, é necessário que o [3] Poder Legislativo [4] elabore projetos de lei voltadas a fiscalização e punição de agentes que propagam as [2] Fakes News nas redes sociais. Outrossim, o [3] Ministério da Saúde [4] deve investir em recursos financeiros e acompanhamentos psicológicos virtuais, [5] por meio de gravações com os profissionais de saúde e aplicativos com atividades práticas. [8] Somente assim, situações como a da jovem Hannah serão menos frequentes na sociedade hordiena."

[1] Oração introdutória da conclusão
[2] Faltou uma vírgula
[3] Agente
[4] Ação
[5] Modo como essa ação será colocada em prática
[6] Objetivo ?
[7] Detalhamento ?
[8] Oração de encerramento da conclusão

𝒪𝒷𝓈𝑒𝓇𝓋𝒶ç𝑜𝑒𝓈: Senti falta de um objetivo explícito das ações citadas na conclusão e, também, de um maior detalhamento em algum ponto, para sua conclusão ficar completa. Peço que se atente a isso, pois a conclusão sozinha vale 200 pontos! Ressalto que deixei passar duas palavrinhas (que coloquei em negrito ao longo do texto) em que faltou uma acentuação correta, mas tudo bem, tranquilo!

// OPINIÃO GERAL

Adorei sua redação e sinto que você tem muito potencial e vai se desenvolver muito para tirar +900 no final do ano, então siga em frente!
Por fim, deixarei alguns vídeos aqui que acredito que vão te ajudar, então os assista com atenção. Beijos 🌼



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