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#71989
Sob a perspectiva filosófica de São Tomas de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. De maneira análoga a isso, entende-se que exista caminhos para superação do racismo estrutural no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o preconceito racial, e a violência praticada contra pessoas negras.

Primeiramente, é indubitável dizer que a população negra é excluída de vários campos devido ao contexto histórico e cultural. Segundo o IBGE, o Brasil em 2019 teve uma taxa de desemprego de 13,6%, em 2020 aumentou para 17,8% e esse número não para de crescer. Desse modo, é notório a necessidade em gerar empregos voltado ao público negro.

Outrossim, é possível identificar a violência praticada contra pessoas negras. Conforme o pensamento de Carolina de Jesus, "o negro só é livre quando morre". Nesse contexto, a desvalorização da cultura negra pode chegar a morte de inocentes dessa raça, a vida social acaba-se por ser prejudicada em virtude do que estereótipo impõe.

Portanto, faz-se necessário a adoção de medidas que venham amenizar o racismo estrutural. Por conseguinte, cabe ao Governo Federal e o Ministério da Educação fazer autos investimentos no ensino fundamental e médio, por meio de campanhas de conscientização, para que aconteça igualdade entre raças. Somente assim, teremos uma sociedade onde todos possuam os mesmos direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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