• Avatar do usuário
#80317
Com o avanço da globalização, o uso da internet para entretenimento e circulação de noticias cresceu, se tornando o principal meio de comunicação da atualidade. Porém, apesar de o uso de aparelhos digitais ser essencial hodiernamente, diversas pessoas não conseguem entender como funciona, sobretudo idosos e pessoas de baixa renda, isso se deve ao fato do governo não incentivar o ensino a usar essas ferramentas. Essa falta de entendimento gera a exclusão desses grupos e os torna mais suscetíveis a cair em golpes da internet.

Atualmente, não é fácil de se encontrar jornais escritos em bancas de revistas, devido ao fato de se ter tudo online, então, aqueles que não conseguem entender o uso de tecnologias não conseguem se informar das notícias do mundo tão facilmente, fazendo com que eles fiquem mais excluídos da sociedade. Segundo o filósofo Jean Jacques Rousseau, o governo deve garantir a igualdade de todos perante a sociedade, mas é notório que isso não se concretiza na realidade, visto que não são todos os indivíduos que conseguem ter fácil acesso a informação. E como as telecomunicações se fazem cada vez mais presentes na vida dos brasileiros, maior fica essa distância entre os que sabem e os que não sabem mexer nelas.

Além do distanciamento, outro problema relacionado ao analfabetismo digital é a facilidade de se aplicar golpes nesses indivíduos, visto que a falta de conhecimento faz com que esses sujeitos muitas vezes cliquem em links suspeitos que coletem dados particulares, como os bancários. Conforme o documentário da Netflix "o dilema das redes sociais" apresenta, essas redes de comunicação já conseguem acessar as informações das pessoas de uma maneira limitada, no entanto, se a pessoa não tem o entendimento de como elas funcionam, a invasão de privacidade pode ser bem maior, pois ela pode aceitar alguns termos sem nem ter consciência disso.

Logo, o analfabetismo digital no Brasil traz diversos problemas, que foram agravados com a globalização. Com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas sem entendimento digital, é dever do Ministério da Educação, órgão responsável pela educação no Brasil, realizar campanhas de alfabetização digital gratuita e para qualquer idade, por meio de aulas, palestras e cartazes ensinando a utilizar a internet. Dessa maneira, a exclusão social e a chance de golpes serem aplicados reduzirá.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM