Frente a isso, é oportuno pontar que a diferença no meio escolar possui características relacionada com o problema. Acerca disso, o escritor brasileiro Ariano Suassuma assinalar a existência de uma injustiça secular capaz de dividir o país de origem em duas vertentes: a dos favorecidos e a dos despossuídos. Sob essa lógica, os indivíduos responsáveis por tal irregularidade, como preconceito e baixo nível de aprendizagem de modo a dificuldade dos desenvolvimentos no ambiente escolar, que comprova a ideia de Suassuma. Assim, tal negligência inviabiliza a dissolução dessa conjuntura inaceitável e, ainda, dificulta a educação.
Ademais, é fundamental apontar o ensino de baixa qualidade como impulsionador da intolerância no ambiente escolar do Brasil. Segundo Paulo Freire, educador brasileiro, a escola precisa romper com os métodos ultrapassados que não despertam criatividade dos estudantes, visto que os deixam presos em bolhas, as quais limitam a curiosidade. Nessa lógica, no interior é existente um índice de pessoas com baixo nível de educação, tal consequência ainda é observado, visto que a instituição de ensino é a principal forma de educação naquele ambiente e não cumpre a sua obrigação, os impasses voltados a intolerância é muito comum. Logo, enquanto esse cenário permanecer vigente, a consciência no que tange ao sufrágio estará abalado.
Dessa forma, observa-se a necessidade de tranquilizar os desafios relacionados à intolerância no ambiente acadêmico. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, enquanto responsável pelas diretrizes educacionais de todo o território brasileiro, através de investimento na educação, o órgão responsável deve capacitar os profissionais da área mencionada, com intuito de promover uma melhoria no local de aprendizagem. Além disso, é necessário que a escola desenvolva disciplinas específicas ou incluir, nos demais meses do ano, palestras e gincanas, a fim de desenvolver o autoconhecimento. Com efeito, espera-se à consolidação dos direitos elencados na Magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada