Após a Revolução Industrial, criou-se o termo "consumismo virtual" para denominar a quantidade de água utilizada pelas empresas para a fabricação de produtos. Isso acontece quando, por exemplo, a indústria da moda faz o uso do recurso para criar roupas, o que, quando ocorrido com frequência, pode afetar a produção de alimentos e aumentar o seu preço no mercado. É possível perceber, portanto, o quão necessária é a regulação desse hábito, uma vez que o seu descontrole acarreta problemas a toda população.
Denuncia-se, outrossim, a cultura do desperdício de água cono um dos fatores que contribuem para a escassez do recurso, visto que, quanto maior for o seu consumo, maior será a retirada de água dos rios. Como consequência desse panorama, tem-se a morte de diversos peixes e o desequilíbrio da cadeia alimentar dos animais próximos ao rio afetado. Logo, enquanto não houver uma conscientização do uso da água, os impasses relacionados a sua escassez continuarãoba afligir a fauna brasileira.
Assim sendo, é evidente que a crise hídrica configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, de modo a evitar os impactos do consumo virtual, o Estado deve incentivar as empresas a reutilizarem o bem natural para a fabricação de seus produtos, através do tratamento da água de esgotos. Além disso, cabe ao Ministério da Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais brasileiras – realizar projetos escolares que incentivem as crianças a adquirirem consciência sobre o uso da água, visando a criação de uma geração mais sustentável. Somente assim, essa questão será minimizada no país e o cenário retratado no filme "Interestelar" ficará cada vez mais distante da realidade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.