Por juliagranger
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#44087
A série estadunidense Grey’s Anatomy apresenta, como uma de suas personagens, uma médica com deficiência auditiva. Na ficção, ela não precisa enfrentar preconceitos para estar na equipe de colegas que integra, porém, a realidade brasileira mostra-se muito diferente da retratada no seriado. Na vida real, os surdos enfrentam muitos desafios que acabam por gerar consequências em suas vidas.
Segundo a Constituição brasileira, o acesso à educação é um dos inúmeros direitos de qualquer cidadão, no entanto, na prática, a formação educacional é um desafio, principalmente para os surdos. O principal motivo desse desafio é o preconceito. Crianças surdas tem maior tendência a sofrerem bullying, pois, muitas vezes, elas são consideradas diferentes dos demais alunos e isso afeta a sua adaptação na escola. Prova disso é o pequeno número de matrículas de crianças deficientes em escolas de ensino básico.
Além disso, o preconceito contra os surdos também é ilustrado na contratação de funcionários em empresas, já que os chefes geralmente preferem contratar pessoas sem deficiências. Isso significa que essa parcela da população tem maior dificuldade para conseguir o seu salário próprio e, consequentemente, melhores e mais independentes condições de vida.
Contudo, a mudança dessa situação poderia ser alavancada por campanhas e palestras feitas pelo MEC (Ministério da Educação) e propagadas em escolas com o objetivo de conscientizar e extinguir o preconceito entre as crianças surdas. A somar, o Ministério da Economia pode criar um novo programa de contratação de funcionários em empresas, estimulando um número mínimo de pessoas deficientes que devem contratadas, a fim de incentivar a sua entrada no mercado de trabalho. Juntas, essas ações melhorariam a qualidade de vida dos surdos e aumentaria a sua participação na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
77 Exibições
por aialla
10 Respostas 
4254 Exibições
por Mylike
Desafios enfrentados pelos ciclistas no Brasil
por Casey12    - In: Outros temas
2 Respostas 
311 Exibições
por Casey12
3 Respostas 
410 Exibições
por Kethyllyn
1 Respostas 
145 Exibições
por Kimmdoo10
1 Respostas 
122 Exibições
por cmih
0 Respostas 
34 Exibições
por Thgomes
3 Respostas 
247 Exibições
por Hyque
0 Respostas 
213 Exibições
por Edmilly
3 Respostas 
287 Exibições
por Layanaxr
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM