Segundo a Constituição brasileira, o acesso à educação é um dos inúmeros direitos de qualquer cidadão, no entanto, na prática, a formação educacional é um desafio, principalmente para os surdos. O principal motivo desse desafio é o preconceito. Crianças surdas tem maior tendência a sofrerem bullying, pois, muitas vezes, elas são consideradas diferentes dos demais alunos e isso afeta a sua adaptação na escola. Prova disso é o pequeno número de matrículas de crianças deficientes em escolas de ensino básico.
Além disso, o preconceito contra os surdos também é ilustrado na contratação de funcionários em empresas, já que os chefes geralmente preferem contratar pessoas sem deficiências. Isso significa que essa parcela da população tem maior dificuldade para conseguir o seu salário próprio e, consequentemente, melhores e mais independentes condições de vida.
Contudo, a mudança dessa situação poderia ser alavancada por campanhas e palestras feitas pelo MEC (Ministério da Educação) e propagadas em escolas com o objetivo de conscientizar e extinguir o preconceito entre as crianças surdas. A somar, o Ministério da Economia pode criar um novo programa de contratação de funcionários em empresas, estimulando um número mínimo de pessoas deficientes que devem contratadas, a fim de incentivar a sua entrada no mercado de trabalho. Juntas, essas ações melhorariam a qualidade de vida dos surdos e aumentaria a sua participação na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.