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#75052
Na animação de 2008, “WALL-E”, ambientada no ano 2700, a Terra foi entulhada de lixo e o ar foi poluído por gases tóxicos, tornando o ambiente inabitável e ocasionando a ida dos humanos para uma nave no espaço. Robôs foram deixados no planeta para que limpassem e fizessem-no habitável novamente, mas o trabalho, que pensavam ser concluído em cinco anos, levou mais de setecentos. É nítido que a quantidade de lixo eletrônico que produzimos, vivendo na era digital dos dispositivos descartáveis, só tende a aumentar, visto que pouco se fala das consequências desses hábitos para com a natureza e as pessoas, e é certo dizer que, se medidas não forem tomadas, estamos fadados à perda de nosso âmago.
Em primeiro plano, como abordado no desenho animado “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”, a substituição de tecnologias por outras cada vez mais modernas, em um curto espaço de tempo, é comum e chama a atenção no cenário atual. Celulares perderam todos os seus botões, as televisões já não pesam tanto e os computadores hoje são notebooks, são infinitas as constantes otimizações que despertam o público a adquirir a nova versão de um aparelho eletrônico e descartar o anterior, sem ao menos se preocupar com as sequelas ambientais desse comportamento.
Ademais, as discussões sobre o reflexo desse modelo de vida no meio ambiente são escassas e estão raramente presentes nas pautas de maior foco popular. Diariamente, toneladas de lixo eletrônico são descartadas ¬¬— muitas vezes de maneira incorreta — no mundo todo, nesse processo, substâncias químicas são liberadas, contaminando o solo, a água e o ar, podendo ainda acarretar graves doenças, como o câncer, mas apenas uma pequena parcela da população tem ciência dos perigosos impactos gerados por essas ações.
Desse modo, se faz clara a necessidade de os veículos de mídia noticiarem os efeitos dos resíduos eletrônicos na natureza e alertarem o público, através de campanhas sociais, para que se conscientizem dos grandes impactos que ameaçam o futuro e comecem a mudar suas atitudes. Cabe também, ao governo, fiscalizar o descarte correto desses materiais que perturbam o destino do meio ambiente e de nossas vidas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#75405
Olá @MayumiGS. Aqui está minha correção

Na animação de 2008, “WALL-E”, ambientada no ano 2700, a Terra foi entulhada de lixo e o ar foi poluído por gases tóxicos, tornando o ambiente inabitável e ocasionando a ida dos humanos para uma nave no espaço. Robôs foram deixados no planeta para que limpassem e fizessem-no habitável novamente, mas o trabalho, que pensavam ser concluído em cinco anos, levou mais de setecentos. É nítido que a quantidade de lixo eletrônico que [1]produzimos, vivendo na era digital dos dispositivos descartáveis, só tende a aumentar, visto que[2] pouco se fala das consequências desses hábitos para com a natureza e as pessoas, e é certo dizer que, se medidas não forem tomadas, estamos fadados à perda de [1]nosso âmago.

[1] – Evite usar expressões em terceira pessoa do singular ou plural
[2] – Falta de vírgula
- Recomendo deixar suas teses explícitas na introdução

Em primeiro plano, como abordado no desenho animado “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”, a substituição de tecnologias por outras cada vez mais modernas, em um curto espaço de tempo, é comum e chama a atenção no cenário atual. Celulares perderam todos os seus botões, as televisões já não pesam tanto e os computadores hoje são [3]notebooks,[4] são infinitas as constantes otimizações que despertam o público a adquirir a nova versão de um aparelho eletrônico e descartar o anterior, sem ao menos se preocupar com as sequelas ambientais desse comportamento.

[3] – Quando citar um termo fora da Língua Portuguesa, escreva entre aspas
[4] – Falta de ponto

Ademais, as discussões sobre o reflexo desse modelo de vida no meio ambiente são escassas e estão raramente presentes nas pautas de maior foco popular. Diariamente, toneladas de lixo eletrônico são descartadas ¬¬— muitas vezes de maneira incorreta — no mundo todo,[4] nesse processo, substâncias químicas são liberadas, contaminando o solo, a água e o ar, podendo ainda acarretar graves doenças, como o câncer, mas apenas uma pequena parcela da população tem ciência dos perigosos impactos gerados por essas ações.


Desse modo, se faz clara a necessidade de os veículos de mídia noticiarem os efeitos dos resíduos eletrônicos na natureza e alertarem o público, através de campanhas sociais, para que se [5]conscientizem dos grandes impactos que ameaçam o futuro e comecem a mudar suas atitudes. Cabe também, ao [6]governo, fiscalizar o descarte correto desses materiais que perturbam o destino do meio ambiente e de nossas vidas.

[5] – Muito cuidado com o uso do CONSCIENTIZAR na conclusão. NUNCA utilize a “conscientização” como ação principal, pois isso não é considerado válido. Nesse caso, você utilizou como um resultado da ação da mídia e isso está correto.
[6] – Sobre o uso do “governo” como um agente na conclusão, não recomendo que o faça, principalmente citando ele sozinho. Fazendo isso, sua conclusão fica, de certa forma, “rasa” e corre o risco de perder 40 pontos, se ele for desconsiderado pelo corretor. Para que isso não aconteça, tente sempre especificá-lo, citando, por exemplo, um de seus Ministérios. Como você escreveu outro agente (a mídia), o corretor poderia desconsiderar o segundo.
Agente: +
Ação: +
Meio/modo: +
Finalidade: -
Detalhamento: -

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