O filósofo chinês Lao-Tsé afirmou em sua célebre frase que “Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos” é do conhecimento de todos que falta informação a população mais jovem que deseja ter uma vida sexual ativa, porém há poucas campanhas que incentivem o jovem a utilização de preservativos, constatando um descaso na utilização. Isso acaba por colocar a vida saudável do mesmo em risco já que a falta de segurança na hora do ato pode acarretar diversas doenças como HPV,Sífilis, AIDS entre outras.
Em cinco anos, a secretaria de saúde registrou 29 mil novos casos de DSTs entre jovens de 20 e 29 anos.Para Carmita Abdo, psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP, há a necessidade de um maior investimento na educação sexual e em campanhas para divulgar o sexo seguro, alertando para o fato de que a Aids e as outras doenças sexualmente transmissíveis ainda não têm cura. Além de desmistificar uma falsa segurança atrelada ao senso comum de que o jovem é imune às DSTs.
Portanto, ações são necessárias para reduzir o número de jovens contaminados pelas DSTs. O Ministério da Saúde deve dispor de campanhas relacionadas à realidade da nova geração, dispondo de propagandas, nas redes sociais, que exponham os danos que as doenças causam, com a utilização de imagens na intenção de criar nas pessoas uma maior responsabilidade para com o uso de preservativos. Ademais, o Ministério da Educação tem o papel de instruir os alunos, sendo feito por intermédio da criação de um currículo que conte com aulas sobre Educação Sexual, no intuito de conscientizar, desde cedo sobre os perigos das infecções sexualmente transmissíveis.Assim reduziremos de forma exponencial o número de casos além de colaborar para uma melhor educação sexual de nossa população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.