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Por gabriela1920
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A divulgação de fake news na era digital
A era digital promoveu a facilidade da propagação e acesso à notícias, apesar dessa vantagem esse avanço tecnológico trouxe consigo a popularização das fake news. Elas nada mais são que boatos, informações irreais, produzidas com interesses políticos, econômicos e sociais específicos, a fim de causar um apelo emocional no interlocutor. Um exemplo que se tornou mundialmente conhecido a respeito do se uso efetivo foi a corrida presidencial dos Estados Unidos, do ano de 2016, quando conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram divulgados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump, o que manchou sua imagem diante do eleitorado e prejudicou sua angariação de votos.
A produção e veiculação de informações que não condizem com a realidade constituem um verdadeiro mercado, que vem se tornando cada vez mais popular e requisitado, por isso, já existe uma legislação específica que causa a punição de seus criadores e divulgadores, por meio de multas e medidas corretivas, a chamada PL 2630. Contudo, ela não garante a punição efetiva de todos os contraventores, nem o fim da propagação de tais leviandades.
Essa elaboração e disseminação de boatos tem a clara intenção de manipular a opinião pública para ganhos pessoais, que podem ser desde altas visualizações, devido a títulos sensacionalistas, até manipulações políticas e ideológicas. Tudo isso prejudica a confiança do público na imprensa e enfraquece a função vital do jornalismo como guardião da verdade e fornecedor de informações precisas e confiáveis. Como afirmam os dados oficiais da Folha de São Paulo, entre os anos 2017 e 2018, os sites e páginas fakes tiveram maior engajamento e participação do público do que os de cunho jornalístico real.
Tendo em vista o que foi apresentado no texto acima conclui-se que a criação das fake news visa disseminar notícias falsas com o propósito de manipular um determinado público alvo. Por isso, faz-se necessário aderir as seguintes medidas para identificar a veracidade dos fatos relatados, verificar se a notícia foi divulgada em mais de um portal; estar atento e checar as fontes da notícia; identificar se a notícia é apenas sensacionalismo ou informação. Ademais, em caso de dúvida da origem ou confiabilidade dos fatos relatados é aconselhável não compartilhá-los.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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