Avatar do usuário
Por rebeccafroio
Quantidade de postagens
#119736
O "American Way of Life", surgido nos Estados Unidos no entre guerras, foi projetado de modo a fomentar o consumo e, consequentemente, a economia do país. No período da Guerra Fria, esse consumismo foi estimulado entre os países-membros do bloco capitalista. Um elemento notável desse sistema econômico é o ciclo da obsolescência programada, a qual as indústrias determinam uma curta duração para alguns produtos, a fim de estimular a rápida troca e o aumento do consumo das versões mais novas. Todavia, ao aumentá-lo, o nível de produção de lixo eletrônico também se intensifica.

Para Bauman, o consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida, caracterizando-se pelo volume e intensidade sempre constantes. Ademais, além de tornar-se um ciclo vicioso, para o autor, o consumismo impulsiona, também, as desigualdades sociais, visto que nem todos possuem o mesmo poder de compra. Dessa forma, a obsolescência programada corrobora o defendido por Bauman, sendo necessária uma conscientização de classe e de necessidades pessoais, de modo a estimular o consumo consciente do necessário.

Além disso, o descarte do "e-waste", ou lixo eletrônico, tem se tornado um grande desafio para os países. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 80% do lixo eletrônico produzido pelas nações ricas são enviados aos países em desenvolvimento, os quais sofrem com a falta de infraestrutura adequada e de tecnologias para sua reciclagem. Ainda, com o aumento do consumo e do descarte, aumenta-se, também, a exploração de matéria-prima para a produção dos bens, podendo acarretar a escassez dos recursos naturais.

Portanto, o consumismo e o ciclo da obsolescência programada devem ser analisados por um viés crítico. A fiscalização, pelo SISNAMA, do cumprimento da Lei do Lixo Eletrônico, no relacionado ao descarte do "e-waste", deve ser efetuada de maneira mais eficaz. Além disso, deve-se aumentar os pontos de coleta de lixo eletrônico nas cidades, bem como divulgar sua localidade e estimular seu uso, através das mídias sociais municipais. Ainda, é de suma importância a ocorrência de palestras e fóruns de discussão para a população, no geral, sobre a conscientização do consumo responsável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Os perigos da obsolescência programada
por milly28    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por milly28
os perigos da obsolescência programada
por yasminigui    - In: Outros temas
6 Respostas 
298 Exibições
por Wesley529
Os perigos da obsolescência programada
por AlexandreSmt    - In: Outros temas
0 Respostas 
75 Exibições
por AlexandreSmt
OS PERIGOS DA OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA
por Lexy    - In: Outros temas
1 Respostas 
73 Exibições
por Lexy
Os perigos da obsolescência programada
por DRock    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por DRock
Os perigos da obsolescência programada
por ThaysC    - In: Outros temas
0 Respostas 
49 Exibições
por ThaysC
Obsolescência programada
por DRock    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por DRock
2 Respostas 
112 Exibições
por Hannah00
0 Respostas 
55 Exibições
por Banpadam
Perigos da Obsolescêcia Programada
por bebeli    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por bebeli

Oi Isabelavg , sua redação ficou re[…]

Katsmoking RafaelMs filipeluizzz Mylike […]

diploma no Brasil

Olá a todos, concluí o ensino superi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM