Para Bauman, o consumo tornou-se um imperativo na modernidade líquida, caracterizando-se pelo volume e intensidade sempre constantes. Ademais, além de tornar-se um ciclo vicioso, para o autor, o consumismo impulsiona, também, as desigualdades sociais, visto que nem todos possuem o mesmo poder de compra. Dessa forma, a obsolescência programada corrobora o defendido por Bauman, sendo necessária uma conscientização de classe e de necessidades pessoais, de modo a estimular o consumo consciente do necessário.
Além disso, o descarte do "e-waste", ou lixo eletrônico, tem se tornado um grande desafio para os países. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 80% do lixo eletrônico produzido pelas nações ricas são enviados aos países em desenvolvimento, os quais sofrem com a falta de infraestrutura adequada e de tecnologias para sua reciclagem. Ainda, com o aumento do consumo e do descarte, aumenta-se, também, a exploração de matéria-prima para a produção dos bens, podendo acarretar a escassez dos recursos naturais.
Portanto, o consumismo e o ciclo da obsolescência programada devem ser analisados por um viés crítico. A fiscalização, pelo SISNAMA, do cumprimento da Lei do Lixo Eletrônico, no relacionado ao descarte do "e-waste", deve ser efetuada de maneira mais eficaz. Além disso, deve-se aumentar os pontos de coleta de lixo eletrônico nas cidades, bem como divulgar sua localidade e estimular seu uso, através das mídias sociais municipais. Ainda, é de suma importância a ocorrência de palestras e fóruns de discussão para a população, no geral, sobre a conscientização do consumo responsável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada