• Avatar do usuário
#67774
Em meados de 1970, o mundo testemunhou a crise do sistema fordista, causada por estoques cheios e produtos padronizados. Com isso, o modelo de produção industrial toyotista substituiu o velho sistema, e trouxe diversas tecnologias para a fabricação e entre elas, está a obsolescência programada. Tal prática trouxe diversos perigos para a sociedade contemporânea, como o consumo excessivo fortalecido pela alienação e o descarte incorreto de lixo eletrônico. Esses problemas acarretam consequências irreversíveis para a população.
“Os tempos são ´líquidos` porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser ´sólido´”. Essa frase do sociólogo Bauman, pode ser facilmente aplicada à estratégia capitalista que visa o lucro por meio do consumo massivo e desenfreado. Aliado a isto, as mídias sociais são o recurso mais utilizado, onde por meio de marketing e mensagens publicitárias, as empresas procuram influenciar as pessoas a desejarem produtos que elas, geralmente, não precisam. Dessa forma, os consumidores são alienados e induzidos à compras excessivas e desnecessárias.
Outrossim, de acordo com a revista Galileu, no Brasil em 2018 cada cidadão jogava fora pelo menos 8,3 quilos de eletrônicos por ano. Assim, o e-lixo descartado incorretamente em lixos comuns e espaços abertos, acaba contaminando os solos e os recursos naturais com substâncias tóxicas, prejudicando a fauna e flora, causando diversos desequilíbrios ambientais e problemas de saúde na população.
Portanto, cabe ao governo federal, em parceria com as instituições de ensino, promover campanhas de conscientização sobre o consumo excessivo fortalecido pela alienação das mídias sociais, por meio de palestras, outdoors e estatísticas, a fim de fazer perceber as situações em que certas compras são desnecessárias, fazendo os consumidores evitá-las. Por outro lado, o ministério do meio ambiente, juntamente com os governadores, devem promover políticas públicas para o descarte correto do lixo eletrônico, conseguindo verba para carros de coleta passarem mensalmente para a coleta desses dejetos, com o objetivo de evitar descartes inapropriados, preservar o meio ambiente e evitar problemas de saúde na população. Desta maneira, consequências irreversíveis podem ser evitadas e a sustentabilidade ambiental promovida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Estudex , Man, poderia detalhar a correç&[…]

O mundo pós-pandemia Observando o cen[…]

Por favor, poderiam corrigir? Grata🤗 eurodrigo […]

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM