Em primeiro plano, é importante ressaltar que a obsolescência programada está diretamente ligada ao consumismo, uma vez que é um recurso utilizado por fabricantes para induzir o consumidor a comprar novos produtos, por meio de curtos prazos de validade e poucas chances de reparo para produtos quebrados, em especial no ramo dos celulares. Dessa forma, a obsolescência programada mantém o consumo ativo na sociedade, gerando um ciclo vicioso que permite ao capitalismo funcionar de forma plena.
Em segundo lugar, é perceptível que na sociedade moderna o descarte do lixo eletrônico não é ainda uma preocupação real, visto que grande parte da população, em especial a brasileira, não conhece os riscos do descarte incorreto desses materiais. De acordo com um relatório da Universidade das Nações Unidas, de julho de 2020, o planeta produz cerca de 53 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, dado que demonstra o tamanho do problema enfrentado atualmente, uma vez que a maioria desse lixo não é descartado adequadamente.
Diante disso, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, formule um programa educacional, que implemente, em escolas de nível fundamental e médio, a educação correta sobre o descarte de lixo eletrônico, para que haja uma democratização do acesso ao conhecimento e, também, uma base para um futuro melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.