Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#41058
A escritora Simone Beauvoir afirma que: "o mais escandaloso dos escândalos é aquele que nos habituamos a ele". Dessa forma, essa premissa, pode ser observada em relação aos perigos da obsolescência programada, que se configura em um cenário lamentável. Nesse sentido, é necessário uma análise de tal quadro intrisicamente relacionada a liquidez das relações atuais e aos impactos ambientais.
Em primeiro plano cabe salientar o sociólogo Zygmunt Bauman, na obra modernidade líquida, que denuncia à coisificação e a liquidez das relações hodiernas. Nesse contexto, observa-se a influência da obsolescência programada na população, corroborando na generalização do tratamento efêmero dado aos produtos, ao consumo e às relações cotidianas. Hodiernamente, torna- se evidente o ideal de Bauman, tendo em vista que, produtos obsoletos são facilmente descartados e substituídos. Com isso, destaca-se um corpo social de relações líquidas, fadado ao consumo e à obsolescência programada, influenciando no desenvolvimento de problemas psicológicos, como a depressão, a ansiedade e até transtornos mentais de maneira abrangente.
Ademais, vale ainda frisar, a música 3° do plural da banda engenheiros do Havaí, que em seu contexto, a banda faz uma crítica direta às empresas que praticam a obsolescência programada e obrigam, assim, os consumidores a adquirir um novo produto. Sob tal perspectiva, afirmar-se que o consumismo gera enormes impactos ambientais, afetando a natureza desde a extração da matéria prima, até o descarte dos materiais, corroborando assim, para a contaminação do solo, água, e ar, além de chuvas ácidas, extinção de espécies, derretimento das geleiras e, consequentemente, aumento do nível do mar. Diante desse cenário, torna-se indubitável que esses acontecimentos discorrem devido a interesses capitalistas – como os apresentados na música supracitada - visando lucros através do consumo atrelado à obsolescência programada, negligenciando o zelo com o meio ambiente.
Infere -se, portanto, os perigos da obsolescência programada, estando relacionada à fluidez das relações e aos impactos ambientais. Desse modo, com o objetivo de promover uma diminuição dos impactos ambientais e aumentar a fiscalização quanto à agressões a natureza o governo deve inserir leis ambientais mais rígidas. Além disso, as escolas devem por meio de campanhas e palestras orientar e reeducar a população brasileira quanto ao consumo consciente, inclusive, a sociedade deve se conscientizar, tendo ciência dos impactos da obsolescência programada nas relações sociais e ambientais. Dessa forma será possível que, parafraseando Simone Beauvoir, as pessoas não habituem-se a esse escândalo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#41067
Bom dia! :)

INTRODUÇÃO
Não tenho o que falar da sua introdução, creio que está no caminho certo. Só precisa organizar mais, na interligação das orações e argumentos, para evitar uma leitura difícil.

DESENVOLVIMENTO
"corroborando", "afetando", "corroborando", "visando", "negligenciando", atenção no gerúndio, tem que passar para o infinitivo (R).
"obsolescência programada" você repete muito esse termo ao longo da redação, tem que evitar repetições, procurar um sinônimo ou usar pronomes que retomam o que você já citou.
É uma sugestão pessoal, mas você usa tanto conectivo no meio das orações que a leitura fica confusa. Já assisti uma aula em que a professora sugere que a gente conquiste o examinador com a leitura, fazer o texto fluir, entende?

CONCLUSÃO
"estando", "parafraseando" tem que passar para ao infinitivo (R).
Creio que a conclusão está no caminho certo também. É importante apresentar o agente, a ação, o meio/modo e a finalidade. Talvez poderia ter explorado mais os nomes de órgãos públicos, na hora de responsabilizar o Estado.

Espero ter ajudado! ;)

Assim que possível te trago alguns coment&a[…]

A automedicação no Brasil

Assim que possível te trago alguns coment&a[…]

[/mention], GlendaMorais tentei melhorar no qu[…]

Preconceito linguístico no Brasil

Sua nta ficou 900! Espero ter ajudado! ;)

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM