Por bicbic
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A partir de meados do século XX, com a consolidação do capitalismo no mundo, surgiu a nova era tecnológica, chamada de "Terceira Revolução Industrial'', trazendo um sistema de indústria baseado na lucratividade da obsolescência programada de produtos como celulares e eletrodomésticos. Dessa forma, a era tecnológica que perdura até a atualidade, alavanca o consumismo exacerbado da sociedade, que sempre busca por um bem mais avançado que o anterior, causando o desnecessário descarte em massa de produtos e trazendo problemas para o meio ambiente.

Nesse contexto, vale ressaltar os lucros milionários por trás da indústria obsoleta, haja vista que, segundo o jornal ''G1'', produtos que deveriam durar cerca de quatro anos duram em média dois, levando o consumidor a gastar o dobro, também gerando o dobro de lucro empresarial. Assim, consolida-se o ciclo do consumismo em massa, em que empresas enriquecem enquanto a sociedade é alienada a mínima inovação tecnológica, comprando mais e descartando mais ao longo dos anos.

Ademais, o consumo de bens obsoletos traz um descarte exacerbado de produtos , que é evidenciado pelas pesquisas da ''Universidade de São Paulo'', que apontam cerca de 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico é descartado por ano no Brasil. Porém, não pela falta de local, mas sim de investimento no descarte correto, o lixo eletrônico é muitas vezes queimado ou lançado próximo a lençóis freáticos, liberando inúmeros metais pesados, que além da poluição atmosférica, também causam doenças graves, como diversos tipos de câncer.

Portando, é necessário reduzir o impacto da obsolescência programada na sociedade e no meio ambiente. Sendo assim, o Ministério da Educação, por meio de palestras escolares ministradas por economistas, deve aplicar o ensino sobre o consumismo e seus impactos em escala global, visando educar a próxima geração conscientemente, diminuindo o consumo e o descarte. Além disso, também é necessário que o Ministério do Meio Ambiente, por meio de projetos de lei, promova multas por descarte inadequado de produtos, para a redução de contaminações atmosféricas e melhora ambiental eficaz.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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