Nesse contexto, vale ressaltar os lucros milionários por trás da indústria obsoleta, haja vista que, segundo o jornal ''G1'', produtos que deveriam durar cerca de quatro anos duram em média dois, levando o consumidor a gastar o dobro, também gerando o dobro de lucro empresarial. Assim, consolida-se o ciclo do consumismo em massa, em que empresas enriquecem enquanto a sociedade é alienada a mínima inovação tecnológica, comprando mais e descartando mais ao longo dos anos.
Ademais, o consumo de bens obsoletos traz um descarte exacerbado de produtos , que é evidenciado pelas pesquisas da ''Universidade de São Paulo'', que apontam cerca de 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico é descartado por ano no Brasil. Porém, não pela falta de local, mas sim de investimento no descarte correto, o lixo eletrônico é muitas vezes queimado ou lançado próximo a lençóis freáticos, liberando inúmeros metais pesados, que além da poluição atmosférica, também causam doenças graves, como diversos tipos de câncer.
Portando, é necessário reduzir o impacto da obsolescência programada na sociedade e no meio ambiente. Sendo assim, o Ministério da Educação, por meio de palestras escolares ministradas por economistas, deve aplicar o ensino sobre o consumismo e seus impactos em escala global, visando educar a próxima geração conscientemente, diminuindo o consumo e o descarte. Além disso, também é necessário que o Ministério do Meio Ambiente, por meio de projetos de lei, promova multas por descarte inadequado de produtos, para a redução de contaminações atmosféricas e melhora ambiental eficaz.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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