Primeiramente, a incapacidade de desenvolver um país leva a manifestações.Nesse contexto, a revolução francesa representou a insatisfação do povo, que passava fome, perseguição e altos impostos, contra o rei Luís XVI e sua esposa. Consequentemente, manifestações a nível nacional demonstram a decadência governamental, visto que situações como a inflação atingem a base mais robusta da pirâmide, a qual possui poder de fala e voto capazes de desestabilizar governos.
Ademais, grupos patriotas tendem a usar excessivamente a força militar. Nesse ínterim, o golpe de 64 resultou na deposição de João Goulart para iniciar os governos caracterizados por "presidentes-generais", desrespeito aos Direitos Humanos e à Constituição. Atualmente, golpes de Estados conferem crime eleitoral e abuso de poder, porém os cidadãos não se sentem intimidados pela força militar apoiada a cargos mais altos enquanto outros são incentivados pela impunidade a praticar roubos, nepotismo, etc.
Logo, a escolha de voto é primordial. Dessa forma, o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral devem reprimir qualquer ato perigoso à nação através de investigações dos possíveis candidatos inerentes à atos antidemocráticos. Além disso, a população deve aprender sobre política em sites especializados e se informar diariamente sobre os problemas no país e os partidos políticos aos quais se identificam com valores justos. Dessa maneira, talvez, atos como o 8 de janeiro não se repitam.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 110
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.