Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#43854
Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente aos perigos da escassez de água no Brasil é uma das faces mais problemáticas da sociedade hodierna. Essa realidade se deve, sobretudo, a negligência governamental, bem como à irresponsabilidade humana.

De início, vale ressaltar que a distração governamental fomenta o risco da falta de água no Brasil. Segundo o Contrato Social — proposto pelo contratualista John Locke — cabe ao Estado fornecer medidas que garantem o bem-estar coletivo. No entanto, isso não é praticado no espaço brasileiro, dado que o Estado não adota precauções para garantir o bem-estar de todos de maneira plena. Com isso, a ausência de cautelas com a exiguidade da água resultará para a sociedade prejuízos a longo prazo, o que além de provar o quadro de Brás Cubas vai de encontro ao Contrato Social. Desse modo, ações públicas tornariam possível maior acesso ao direito à água garantido pela ONU em 2010.

Em conjunto, urge analisar a imprudência humana frente à ameaça da míngua de água no país atual. Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultiva-se a ideia de que nossos recursos naturais são infinitos. Contudo, o que se observa no mundo vigente é o oposto da ideia apreciada na idade moderna, dado que um dos fatores que corrobora tal premissa é o desperdício em massa nos atos humanos, escasseando a água e inabilitando a realização de atividades diárias, como o apresto de alimentos e higiene pessoal, podendo surgir diversos revés à saúde da população. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Logo, medidas são vitais para atenuar os perigos da escassez de água no Brasil. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela execução das principais diretrizes a respeito do meio ambiental, através de verbas vindas do auxílio público, investir em outras fontes de energia renováveis — como a energia eólica e a solar —, a fim de reduzir a dependência hidráulica. Outrossim, calha a tal órgão, promover campanhas, como anúncios nas redes sociais, visando a economia de água por parte dos cidadãos, além de multas para quem for flagrado desperdiçando-a, com o fito de minorar os impactos advindos com a falta de água. Assim, poder-se-à efetivar o Contrato Social proposto por John Locke e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#43866
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Termos coesivos
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Comentários

Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente aos perigos da escassez de água no Brasil é uma das faces mais problemáticas da sociedade hodierna. Essa realidade se deve, sobretudo, a negligência governamental, bem como à irresponsabilidade humana.( Boa! Conetextualiza, apresenta o tema e a tese!)


De início, vale ressaltar que a distração governamental fomenta o risco da falta de água no Brasil. Segundo o Contrato Social — proposto pelo contratualista John Locke — cabe ao Estado fornecer medidas que garantem o bem-estar coletivo. No entanto, isso não é praticado no espaço brasileiro, dado que o Estado não adota precauções para garantir o bem-estar de todos de maneira plena. Com isso, a ausência de cautelas com a exiguidade da água resultará para a sociedade prejuízos a longo prazo, o que além de provar o quadro de Brás Cubas vai de encontro ao Contrato Social. Desse modo, ações públicas tornariam possível maior acesso ao direito à água garantido pela ONU em 2010.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está ok. Sua arremtação de tese não está pertinente. Nela diz que o problema precisa de solução, algo a ser dito na conclusão, logo, desnecessário trazer isso para o desenvolvimento! Apenas retome a ideia do tópico frasal!)

Em conjunto, urge analisar a imprudência humana frente à ameaça da míngua de água no país atual. Desde o início do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultiva-se a ideia de que nossos recursos naturais são infinitos. Contudo, o que se observa no mundo vigente é o oposto da ideia apreciada na idade moderna, dado que um dos fatores que corrobora tal premissa é o desperdício em massa nos atos humanos, escasseando a água e inabilitando a realização de atividades diárias, como o apresto de alimentos e higiene pessoal, podendo surgir diversos revés à saúde da população. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.( Nesse desenvolvimento digo o mesmo que o D1. Melhore suaa arrematação de tese!)

Logo, medidas são vitais para atenuar os perigos da escassez de água no Brasil. ( Faltou o termo coesivo!)Cabe ao Ministério do Meio Ambiente( Agente), responsável pela execução das principais diretrizes a respeito do meio ambiental( Detalhamento), através de verbas vindas do auxílio público( Meio), investir em outras fontes de energia renováveis — como a energia eólica e a solar —( Ação), a fim de reduzir a dependência hidráulica( Finalidade). Outrossim, calha a tal órgão( Agente), promover campanhas( Ação), como anúncios nas redes sociais(Meio), visando a economia de água por parte dos cidadãos, além de multas para quem for flagrado desperdiçando-a,( Detalhamento) com o fito de minorar os impactos advindos com a falta de água.( Finalidade) Assim, poder-se-à efetivar o Contrato Social proposto por John Locke e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.( Olha Parabéns!!! As duas propostas estão completinhas!)

Sua redação é muuito boa, mas carece de aspectos relevantes. Estude termos coesivos e arrematação de tese.
No mais, é só!
Espero a próxima! :D
#43891
☆Parabéns Pelo Primeiro Parágrafo De Desenvolvimento Melhor Parágrafo De Sua Respectiva Redação Ok!!!😎👍🎉🎉🎉

☆Seu Desenvolvimento Obteve Teses,Analogias,Argumentos adicionalmente Citações Coerentes!!!

☆Não Teve Clichês!!!

☆Não Fugiu Do Tema Central!!!

☆Linguagem Culta!!!

☆Sua Redação Teve Todos Elementos Necessários Para Levar Essa Inércia De Acordo Com Newton!!!Êxito Nesta Súbita Missão!!!

☆Foi Um Excelente Introdução Detalhada ,Sútil Ademais Objetiva,Ok!!!


Crítica Construtiva:

♤Estude Conectivos Ou Advérbios De Afirmação,Adição,negação Adicionalmente Comparação !!!

♡Estude Conjunções Que Possa Substituir Também A Palavra Que!!!Exemplo:Cujo,Cuja,o qual,aquilo!!!


♤A Aprimorar Seus Conectivos,Certo!!!Para Dar Um Plus!!🦸🏻‍♂️E Suas Teses Para Elevar Sua Redação Ainda Mais!!Continue Aperfeiçoando!!!


Parabéns Pela Respectiva Redação Ok,Sinceramente Tu Tem Potencial!!!😋👍🎉🎉🎉


E Bons Estudos!😎✊🏆🥇🎖

Presentinho:https://drive.google.com/drive/mobile/f ... Tj2ggvAEmc

GlendaMorais Jeniffeeee Ashiley Por favor, d[…]

GlendaMorais Jeniffeeee Por favor, destaquem m[…]

Oii! Vou apontar algumas coisas aqui,espero que aj[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM