Desta forma,em primeiro lugar,a negligência governamental é um obstáculo presente no impasse.Segundo,Thomas Hobbes-filósofo inglês-o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população.No entanto,tal responsabilidade não está sendo honrada quanto a doação de sangue,visto que a maquina estatal falha em proporcionar campanhas de incentivo á contribuição sanguínea.Por conseguinte,os receptores sanguíneos,negligenciados, estão á merce da escassez de sangue,colocando assim suas vidas em risco.Destarte, é essencial que o governo cumpra seu papel.
Ademais,a omissão da sociedade é um dos obstáculos a ser superado."A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação" relata Oscar Wilde,filósofo irlandês.
Nesta lógica, percebe-se que a insatisfação com a atual disponibilidade de sangue e a conscientização sobre a importância desse ato voluntário são os primeiros passos para superar esse obstáculo. No entanto, muitos cidadãos brasileiros ainda não se envolvem ativamente nesse processo,por vezes devido ao medo ou até mesmo à desinformação.Por fim, medidas precisam ser tomadas.
Há de se combater ,portanto,o desafio.Neste viés,as escolas- responsáveis pela transformação social-devem tentar desestimular o medo e a desinformação,por meio de projetos pedagógicos,como paletras,que mobilizem a sociedade a doar sangue.Essa iniciativa terá a finalidade de mobilizar o Estado,e assim o mesmo irá promover campanhas de incentivo.Deste modo,certamente,a realidade brasileira estará mais próxima da idealizada por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.