Convém analisar, a princípio, o egocentrismo presente na massa social como perpetuador desse empecilho. Nesse cenário, segundo Adam Smith, pai do liberalismo, somente as ambições pessoais poderiam levar a sociedade ao progresso. Contudo, a falta de empatia pregada pelo filósofo corrobora no surgimento do egoísmo nos indivíduos, impedindo a mobilização na doação de sangue, levando a diminuição de bolsas de sangue e no avanço do número de mortes de pacientes que necessitam da transfusão sanguínea para sobrevivência. Dessa forma, mesmo no século XXI, a escassez de empatia impede diretamente a resolução desse impasse.
Em segundo plano, vale observar a desinformação social como perpetuador desse problema. Nesse contexto, conforme Francis Bacon — criador da ciência moderna —, “o saber é poder”. Diante dessa perspectiva, a informação se torna uma ferramenta essencial para invalidar a permanência de mitos sobre os efeitos da doação de sangue, visto que há sujeitos que ainda acreditam que podem ganhar peso ou contrair doenças durante a coleta. Nesse viés, são necessárias ações com o propósito de criar uma massa social mais consciente do assunto.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de uma intervenção a fim de modificar o quadro atual no que tange a doação de sangue no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Saúde, em parceria com as redes midiáticas, promover divulgações de informações sobre o assunto, por meio de propagandas feitas com especialistas, sobre o real significado da doação de sangue. Essa medida, que passará em horário nobre, tem como finalidade desenvolver na população a quebra de paradigmas sociais e desmistificar mitos em relação a essa problemática. Assim, a falta de sangue para a sobrevivência se restringirá somente à literatura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.