Sob esse viés, é imperioso destacar que essa problemática é fruto da supressão de ações do Estado. Para entender essa lógica, alude-se ao pensamento do contratualista John Locke, o qual, em seu contrato social, afirmou que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. Ao observar, no entanto, a falta de investimento para melhorar a acessibilidade e, assim, estimular as pessoas doarem sangue, nota-se um rompimento no pacto estabelecido pelo filosofo. Dessa forma, consequentemente reduz o número de doadores.
Ademais, vale também ressaltar carência informacional e sua intrínseca relação com os obstáculos na doação de sangue. Segundo Platão, filosofo grego, em sua obra “A Republica”, narrou o intitulado “Mito da caverna”, na qual, homens acorrentados, em uma caverna, viam apenas sombras e acreditavam, portanto, que era sua realidade. Nesse sentido, de maneira semelhante, é possível examinar que, a falta de conhecimento sobre a problemática, devido às escolas, mídias e famílias não enfatizam tal importância e, portanto, implica diretamente no legado de não ter o costume da doação. Logo, é compreensível o porquê que, os números dos reservatórios sanguíneos estão diminuindo, no banco de sangue brasileiro.
Acerca disso, urge, a necessidade da resolução desses desafios na doação de sangue. O Ministério da Saúde, principal órgão competente, em parceria com escolas, deveria criar programas educativos explicando sobre o quão é importante a doação, por meio de palestras em praças publicas e salas de aulas. Também, melhorar a acessibilidade da coleta de sangue, utilizando postos de saúde. Para, assim, estimular a população a doar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada