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Por Nataliey
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Doar sangue é um ato de solidariedade que salva milhares de vida todos os anos, no entanto há muitos obstáculos no processo de doação de sangue no Brasil. Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que o Brasil doa proporcionalmente menos que outros países da América Latina. Tal fato demanda a adoção de medidas mais eficientes por parte do Poder Público e das instituições formadoras de opinião a fim de enfrentar os desafios que impedem brasileiros de doar mais sangue.

De fato, a falta de conscientização sobre a doação de sangue desde os primeiros anos de vida ou até mesmo a falta de discussão sobre o tema nas escolas é um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue no país. As escolas e familias brasileiras não se preparam para captar o doador desde sua infância. O cidadão brasileiro aprende sobre a importância da doação de sangue apenas na vida adulta ou quando há uma questão de extrema necessidade.

Por outro lado, a desinformação sobre o tema contribui com o surgimento de estigmas sociais como o medo de contrair doenças infecciosas ou de "ficar com pouco sangue no corpo", acaba desencorajando possíveis novos doadores.

Tendo em vista os obstáculos que contribuem para a diminuição de doadores de sangue no Brasil, é necessário que haja intervenção governamental para aprimorar a conscientização popular sobre a importância de tal ato. Cabe as autoridades máximas usar dos meios de comunicação, redes sociais, instituições de ensino e trabalho para incentivar e informar sociedade sobre o processo de doação de sangue como meio de resolver o problema da escassez de doadores.

Natalie
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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