Por Skainay
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#51309
A constituição de 1988, prevê em seu 6 artigo, o direito a vida como inerente a todo cidadão brasileiro, entretanto isso não vem se reverberado com ênfase na pratica, quando se observa a doação de sangue no Brasil, pois os hemocentros estão mais vazios do que o esperado, dificultando assim a vida de quem está na espera. Outro ponto importante a ser discutido quando se observa os obstáculos para a doação de sangue, além da falta de ação governamental, é que falta o habito dos cidadãos brasileiros nesse ato que pode salvar vidas.
Inicialmente, vale destacar que segundo a OMS, cerda de 98% da população não é doadora, e esse numero diz muito sobre nossos costumes. Só é repensada a ideia de ajudar quando alguém próximo está precisando, e é preciso criar vária campanhas para arrecadar a quantidade de sangue necessária. Entretanto seria muito mais fácil criar o habito de doar, pelo menos uma vez no ano, assim quando fosse necessário a utilização, os estoques estariam cheios.
Ademais, cabe lembrar que segundo Isaac Newton, só é quebrada a inércia quando uma força age sobre o corpo, ou seja, para criarmos o habito da doação é importante que seja tomado alguma providencia. Porém o governo não está fazendo a sua parte nisso, pois não é dado o incentivo adequado para que as pessoas saiam da sua zona de conforto.
Sabendo os obstáculos para a doação de sangue, o governo deve criar um projeto de lei, com a proposta de que ser doador de sangue seja requisito básico para ter o direito de ingressar com órgãos públicos e ganhar e ganhar qualquer auxilio governamental. E assim será possível vencer uma parte da inércia populacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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