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#42730
"Do lixo ao luxo". Existem diversos projetos para incentivar a população a reciclar o seu lixo, podendo transforma-lo em algo belo e útil. Porém isso não se aplica aos moradores de rua, aparentemente os governantes veem mais utilidade em um saco de lixo do que em um homem que dorme na calçada.
Cabe pontuar que um dos motivos para a atual situação excludente dessas pessoas na sociedade , é a migração de um estado para o outro em busca de melhoria na qualidade de vida. Isso ocorre porque vivem em situação de miséria em suas cidades natais.
Dessa forma ao não encontrarem trabalho acabam sobrevivendo nessa subcidadania.
Uma das consequências do descaso do estado, são as doenças infecciosas, pois, vivendo em meio ao lixo estão mais suscetíveis a se contaminar. Outro caso de saúde pública são as IST , que se alastram entre eles , sendo um grande problema a ser combatido.
Partindo dessa premissa, um dos meios para resolver essas questões é o investimento de capital por parte do estado em educação, oferecendo cursos de qualificação profissional, inserindo novamente essas pessoas a sociedade.
Outro sim seria a construção de postos de saúde e albergues , com a ajuda de médicos solidários com atendimento e distribuição de medicamentos e alimentos gratuitos.
Investir em educação e saúde é a melhor forma de resolver qualquer problema social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#42739
Bom dia


Introdução
"Do lixo ao luxo". Existem diversos projetos para incentivar a população a reciclar o seu lixo, podendo transforma-lo em algo belo e útil. Porém isso não se aplica aos moradores de rua, aparentemente os governantes veem mais utilidade em um saco de lixo do que em um homem que dorme na calçada.

"Existem diversos projetos para incentivar a população a reciclar o seu lixo..."

Não seria melhor começar com uma exemplificação? Ficou muito voltado ao senso comum.

Estrutura básica de uma redação:
Apresentação do tema ou Repertório;
Problematização;
Tese.






D1
Cabe pontuar que um dos motivos para a atual situação excludente dessas pessoas na sociedade , é a migração de um estado para o outro em busca de melhoria na qualidade de vida. Isso ocorre porque vivem em situação de miséria em suas cidades natais.

"Cabe pontuar que um dos motivos para a atual situação excludente dessas pessoas na sociedade , é a migração de um estado para o outro em busca de melhoria na qualidade de vida."

Atenção, você acabou não colocando esse argumento de forma clara na introdução (tese).



D2
Dessa forma ao não encontrarem trabalho acabam sobrevivendo nessa subcidadania. Uma das consequências do descaso do estado, são as doenças infecciosas, pois, vivendo em meio ao lixo estão mais suscetíveis a se contaminar. Outro caso de saúde pública são as IST , que se alastram entre eles , sendo um grande problema a ser combatido.

Novamente, o argumento não foi apresentado inicialmente na tese.

Além disso, você poderia usar repertórios para dar maior legitimidade a sua argumentação.




Proposta
Partindo dessa premissa, um dos meios para resolver essas questões é o investimento de capital (ação) por parte do estado (agente) em educação, oferecendo cursos de qualificação profissional (modo/meio), inserindo novamente essas pessoas a sociedade (finalidade). Outro sim seria a construção de postos de saúde e albergues (ação) , com a ajuda de médicos solidários com atendimento e distribuição de medicamentos e alimentos gratuitos (detalhamento). Investir em educação e saúde é a melhor forma de resolver qualquer problema social.

No ENEM uma proposta não complementa a outro, logo, a mais completa é pontuada.

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