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Por Sabina
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#123471
De acordo com o Instituto da Criança e Do Adolescente, nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. No entanto, essa não é uma realidade brasileira, uma vez que crianças e adolescentes são vítimas de maus-tratos. Nessa expectativa, note-se que os maus-tratos contra meninas e meninos impede a sua segurança. Sob esse aspecto, dois fatores não podem ser negligenciados: o abandono familiar e os abusos sexuais.

Em primeira análise, é importante ressaltar que o abandono familiar é o principal motivo de crianças e adolescentes serem vítimas de maus-tratos. Isso, acontece devido a falta de cuidados familiar dentro de casa, elas são deixados de lado. Nesse contexto, segundo o filósofo Platão, o importante não é viver, mas viver bem. Desse modo, é evidente que o abandono familiar faz com que meninas e meninos sejam excluídos pela própria família, levando à terem que saírem de casa mas cedo e sendo obrigado morarem nas ruas ou em casas de acolhimento.

Ademais, vale destacar que os abusos sexuais é uma forma de maus-tratos contra crianças e adolescentes. Em vista disso, elas são violentas e abusadas sexualidade, no Brasil. Nesse sentido, conforme pesquisa feita pelo site UOL , 3 a cada 9 crianças são abusadas sexualmente até os 18 anos de idade no Brasil. Sendo assim, fica claro que os abusos sexuais fazem com que crianças e adolescentes sejam vítimas de maus-tratos, ocasionando o seu emocional pelo resto da vida.

Portanto, medidas são necessárias para combater os maus-tratos contra crianças e adolescentes no Brasil. Para isso, o ministério dos Direitos Humanos em parceria com ministério da Educação órgão responsável por promover ensino de qualidade, deve fazer projetos com os pais sobre a importância da participação afetiva na vida dos filhos, por meio de palestras a fim de diminuir o abandono familiar. Em acréscimo, cabe o Poder Legislativo punam os agressores que fazem assédio contra meninas e meninos na internet, através de elaboração de leis específicas somente para esses atos com a finalidade de diminuir os casos de assédio que é primordial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes garantido o seu bem-estar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Loak
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#123489
Boa tarde, Sabina, tudo bem?
Antes de tudo gostaria de parabenizar a frequência de envio de redações, significa que você está se esforçando.

Vamos, finalmente, à correção. Atente-se muito bem ao que pode ser melhorado!

Parágrafo 1: O termo "instituto" está escrito da maneira errada. O correto seria "Estatuto da Criança e do Adolescente". O termo"note-se" também está errado. Substitua por "nota-se". É ideal que pesquisemos bem sobre o repertório sociocultural que vamos utilizar. Outro ponto que gostaria de destacar: a tese sobre abusos talvez acabe se tornando um pouco exagerada, por ser um assunto delicado. Faço a sugestão de culpabilizar o Estado também em sua tese.

Parágrafos 2 e 3: É necessário que a citação faça sentido, tenha uma relação direta com o tema abordado no texto. Diante disso não achei a citação sobre Platão muito favorável no contexto. Uma boa citação que recomendo é sobre a Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman, serve para vários temas. Aumente e discorra um pouco mais sobre a argumentação, estabeleça uma relação de causa sobre o porquê desta situação ser errada, e consequência sobre o que essa situação pode causar na vida das pessoas e da sociedade como um todo. É ótimo que o corretor perceba que você tem um ponto de vista bem fundamentado.

Parágrafo 4: Eu decidi copiá-lo, corrigindo alguns erros gramaticais então releia, compare com o primeiro que você escreve e veja o que eu adicionei.

"Portanto, medidas são necessárias para combater os maus-tratos contra crianças e adolescentes no Brasil. Para isso, o ministério dos Direitos Humanos, em parceria com ministério da Educação, órgão responsável por promover ensino de qualidade, deve criar projetos de reeducação psicológica para com os pais sobre a importância da participação afetiva na vida dos filhos, por meio de palestras a fim de diminuir o abandono familiar. Em acréscimo, cabe ao Poder Legislativo a punição dos agressores que praticam assédio contra meninas e meninos na internet, por meio da elaboração de leis específicas para contestar atos abusivos, com a finalidade de reduzir os casos de assédio, fator primordial para o desenvolvimento os jovens e garantia do seu bem-estar."

Bom parágrafo, apenas evite o uso repetitivo de "que" e detalhe melhor a intervenção. Por fim, sugiro que pesquise e veja vídeos sobre o modelo dissertativo-argumentativo cobrado no ENEM.

Muito sucesso!
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