Em primeira análise, é importante ressaltar que o abandono familiar é o principal motivo de crianças e adolescentes serem vítimas de maus-tratos. Isso, acontece devido a falta de cuidados familiar dentro de casa, elas são deixados de lado. Nesse contexto, segundo o filósofo Platão, o importante não é viver, mas viver bem. Desse modo, é evidente que o abandono familiar faz com que meninas e meninos sejam excluídos pela própria família, levando à terem que saírem de casa mas cedo e sendo obrigado morarem nas ruas ou em casas de acolhimento.
Ademais, vale destacar que os abusos sexuais é uma forma de maus-tratos contra crianças e adolescentes. Em vista disso, elas são violentas e abusadas sexualidade, no Brasil. Nesse sentido, conforme pesquisa feita pelo site UOL , 3 a cada 9 crianças são abusadas sexualmente até os 18 anos de idade no Brasil. Sendo assim, fica claro que os abusos sexuais fazem com que crianças e adolescentes sejam vítimas de maus-tratos, ocasionando o seu emocional pelo resto da vida.
Portanto, medidas são necessárias para combater os maus-tratos contra crianças e adolescentes no Brasil. Para isso, o ministério dos Direitos Humanos em parceria com ministério da Educação órgão responsável por promover ensino de qualidade, deve fazer projetos com os pais sobre a importância da participação afetiva na vida dos filhos, por meio de palestras a fim de diminuir o abandono familiar. Em acréscimo, cabe o Poder Legislativo punam os agressores que fazem assédio contra meninas e meninos na internet, através de elaboração de leis específicas somente para esses atos com a finalidade de diminuir os casos de assédio que é primordial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes garantido o seu bem-estar.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.