Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a carência de medidas governamentais para combater o preconceito sofrido por boa parte da população acometida por doenças mentais. Nesse sentido, 86% da população brasileira, como mostra pesquisa, têm sua vida e cotidiano afetados, o que acarreta desde a privação de uma vida social saudável, até o desemprego, quando comparado ao restante da população. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, tais como o lazer, a segurança e o emprego - como também prevê o Artigo 6° da constituição federal - o que é infelizmente evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de informações como impulsionador da discriminação e estereótipos das doenças mentais no Brasil. Diante tal exposto, a desinformação leva a população à uma aversão em relação ao "desconhecido". Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Estado, por intermédio de mídias sociais, campanhas e projetos, atue com informações e dados como meio de combater o problema, iniciando desde cedo, como em escolas, propagandas direcionadas ao público infantil, mas também ao público em geral, a fim de que o pré-conceito às doenças mentais seja combatido desde cedo. Assim, se consolidará uma sociedade mais acolhedora e segura onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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