Avatar do usuário
Por dudalimw
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77850
Na série "Ratched", é retratado o estigma relacionado às doenças mentais presentes na sociedade. Ao longo da trama, a narrativa revela métodos não humanizados como tratamento para tais doenças, como lobotomias e tratamentos de choques, consequência ao "desconhecido" para aquela população, retratando também a visão da sociedade para com essas pessoas, além da ausência do governo no auxílio ao combate do problema presente. A obra transcede a ficção e se vê inserida na sociedade brasileira quando relacionada ao preconceito social e a aversão às doenças mentais, tais preconceitos ainda presentes no século XXI.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a carência de medidas governamentais para combater o preconceito sofrido por boa parte da população acometida por doenças mentais. Nesse sentido, 86% da população brasileira, como mostra pesquisa, têm sua vida e cotidiano afetados, o que acarreta desde a privação de uma vida social saudável, até o desemprego, quando comparado ao restante da população. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, tais como o lazer, a segurança e o emprego - como também prevê o Artigo 6° da constituição federal - o que é infelizmente evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de informações como impulsionador da discriminação e estereótipos das doenças mentais no Brasil. Diante tal exposto, a desinformação leva a população à uma aversão em relação ao "desconhecido". Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que o Estado, por intermédio de mídias sociais, campanhas e projetos, atue com informações e dados como meio de combater o problema, iniciando desde cedo, como em escolas, propagandas direcionadas ao público infantil, mas também ao público em geral, a fim de que o pré-conceito às doenças mentais seja combatido desde cedo. Assim, se consolidará uma sociedade mais acolhedora e segura onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por luizaa24
0 Respostas 
68 Exibições
por Emilyvianaa
0 Respostas 
64 Exibições
por dudastefini
0 Respostas 
76 Exibições
por esfjmrk
0 Respostas 
13 Exibições
por PabloAlves
0 Respostas 
19 Exibições
por PabloAlves
0 Respostas 
36 Exibições
por PabloAlves
0 Respostas 
52 Exibições
por madureirafe
0 Respostas 
60 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
62 Exibições
por Gio005
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM