• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#58888
Em janeiro de 2021, a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, foi palco de um acontecimento que impactou o país, a jovem influencer digital Liliane Amorim morreu após complicações resultantes de uma cirurgia plástica. De forma analógica, percebe-se que os limites entre a estética e a saúde têm sido negligenciados. Nessa perspectiva, convém analisar as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse entrave social na sociedade brasileira.

Em primeiro plano, é considerável que a mídia tem contribuído para acentuar a problemática. Nessa lógica, a cobertura carnavalesca feita pela rede Globo, encaixa perfeitamente, pois é visível que a beleza exaltada pela Globeleza, dançarina que samba nas vinhetas da emissora, evidencia um corpo escultural para os padrões exigidos na atualidade. Desse modo, o meio midiático assume papel opressor para com os telespectadores, influenciando-os a buscar estratégias para alcançar a aparência ideal, porém verifica-se que as medidas utilizadas podem resultar em agravos contra a saúde do envolvido.

Outrossim, cabe ressaltar, que a busca pelo corpo perfeito, pode ser um fator relevante para o desenvolvimento de distúrbios alimentares. Nesse sentido, a USP realizou um estudo, em 2015, em que foi constatado que aproximadamente 10,3 dos adolescentes do país apresentam pelo menos um tipo de distúrbio alimentar, a pesquisa evidenciou também, que o sexo feminino é o mais afetado. Dessa forma, a necessidade em se encaixar nos padrões impostos pela sociedade tem extrapolado os limites seguros para manter uma saúde estável, além disso, observa-se que, infelizmente, as consequências tem acometido diferentes faixas etárias.

Faz-se necessário, portanto, a elaboração de estratégias que propiciem à população, conhecimento sobre os perigos presentes em procedimentos estéticos. À vista disso, as Secretarias Municipais de Saúde deve criar a campanha "Saúde como prioridade". A campanha deve ser organizada por profissionais capacitados, como médicos, nutricionistas e psicólogos, que por meio de palestras e dinâmicas, realizadas em local público, leve informação à todos os cidadãos, com o objetivo de alertá-los sobre os possíveis riscos para obter a "aparência perfeita". Isto posto, fatos como o ocorrido com a jovem Liliane Amorim não farão mais parte da sociedade brasileira, assegurando por consequência ao direito à vida garantida pela Constituição Federal.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#58922
Boa noite, vou colocar aqui os pontos q eu acho q vc pode melhorar.
Em janeiro de 2021, a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, foi palco de um acontecimento que impactou o país, a jovem influencer digital Liliane Amorim morreu após complicações resultantes de uma cirurgia plástica. De forma analógica(acho q ao invés de usar de forma analógica, vc poderia ter usado paralelamente, análogo, concomitante , percebe-se que os limites entre a estética e a saúde têm sido negligenciados. Nessa perspectiva, convém analisar as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse entrave social na sociedade brasileira. Gostei da sua introdução

Em primeiro plano, é considerável que a mídia tem contribuído para acentuar a problemática. Nessa lógica, a cobertura carnavalesca feita pela rede Globo, encaixa perfeitamente, pois é visível que a beleza exaltada pela Globeleza, dançarina que samba nas vinhetas da emissora, evidencia um corpo escultural para os padrões exigidos na atualidade. Desse modo, o meio midiático assume papel opressor para com os telespectadores, influenciando-os a buscar estratégias para alcançar a aparência ideal, porém verifica-se que as medidas utilizadas podem resultar em agravos contra a saúde do envolvido. Nesse paragrafo, vc colocou a consequência, mas não o porque isso influencia-os a buscar estratégias para alcançar a aparência ideal, mas tirando isso ele está ótimo

Outrossim, cabe ressaltar, que a busca pelo corpo perfeito, pode ser um fator relevante para o desenvolvimento de distúrbios alimentares. Nesse sentido, a USP realizou um estudo, em 2015, em que foi constatado que aproximadamente 10,3 dos adolescentes do país apresentam pelo menos um tipo de distúrbio alimentar, a pesquisa evidenciou também, que o sexo feminino é o mais afetado. Dessa forma, a necessidade em se encaixar nos padrões impostos pela sociedade tem extrapolado os limites seguros para manter uma saúde estável, além disso, observa-se que, infelizmente, as consequências tem acometido diferentes faixas etárias. esse paragrafo está ótimo

Faz-se necessário, portanto, a elaboração de estratégias que propiciem à população, conhecimento sobre os perigos presentes em procedimentos estéticos. À vista disso, as Secretarias Municipais de Saúde deve criar a campanha "Saúde como prioridade". A campanha deve ser organizada por profissionais capacitados, como médicos, nutricionistas e psicólogos, que por meio de palestras e dinâmicas, realizadas em local público, leve informação à todos os cidadãos, com o objetivo de alertá-los sobre os possíveis riscos para obter a "aparência perfeita". Isto posto, fatos como o ocorrido com a jovem Liliane Amorim não farão mais parte da sociedade brasileira, assegurando por consequência ao direito à vida garantida pela Constituição Federal. Gostei da sua conclusão, acho q ficaria legal se vc colocasse como um argumento, no desenvolvimento, a falta de informação q a população tem em relação aos perigos dos procedimentos estéticos.
Espero ter ajudado. Não desista nem desanime, montar redação é difícil mesmo, mas com o tempo e prática vai ficando mais fácil.

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM