Assim como o "paradoxo da tolerância" do filósofo Karl Popper, a sociedade não deve tolerar o intolerante. Nesse sentido, os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo devem ser sintetizados e debatidos. Para isso, são necessários não só debates racionais e científicos, mas também a disseminação de, assim como o líder Budista Dalai Lama estabelece em seu livro: "A ética é mais importante que a religião", uma nova ética secular.
Em primeiro lugar, tal como a alegoria da caverna de Platão, onde uma pessoa acorrentada em uma caverna conhece o mundo somente pelas sombras marcadas nas paredes, assim são algumas pessoas no mundo atual. Esses, "acorrentados" da contemporaneidade vivem amarrados por ideologias nefastas, longe daquilo que o filósofo grego citava como o conhecimento da verdade. Nesse sentido, o conhecimento pode ser alcançado, desde que tenha debates feitos com ideias racionais e utilização do método científico como sua principal base e alicerce. Assim, com o fato científico, errôneas dicotomias com opiniões sem bases podem ser desmanchadas, e novas sínteses construídas.
Entretanto, existe uma base muito importante para a construção de novos paradigmas: a ética. Um dos princípios fundamentais, ela rege a vida de todas as sociedades humanas e o princípio da coletividade. Assim como o ilustre Dalai Lama cita, a ética é a busca pela felicidade e pela aversão à dor. Por conseguinte, uma sociedade ética é também limitante na forma de se expressar, pois uma maneira de expressão danosa é antiética, e assim, é contra o corpo coletivo.
Sendo assim, é necessário a adoção de medidas cabíveis, tais como: palestras, aulas, debates sobre ética e sobre a importância do senso crítico em instituições educacionais por intermédio do ministério da educação, secretarias estaduais e municipais, assim como projetos de leis que permitam maior fiscalização e controle, principalmente nos meios digitais, para que opiniões, ideologias ou doutrinas que possam passar do limites do "tolerável", e ferir nossa constituição sejam evitadas e dêem lugar a um ambiente fraternal e ético, de acordo com os mais importantes princípios da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.