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Por Ymir
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Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.

Assim como o "paradoxo da tolerância" do filósofo Karl Popper, a sociedade não deve tolerar o intolerante. Nesse sentido, os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo devem ser sintetizados e debatidos. Para isso, são necessários não só debates racionais e científicos, mas também a disseminação de, assim como o líder Budista Dalai Lama estabelece em seu livro: "A ética é mais importante que a religião", uma nova ética secular.

Em primeiro lugar, tal como a alegoria da caverna de Platão, onde uma pessoa acorrentada em uma caverna conhece o mundo somente pelas sombras marcadas nas paredes, assim são algumas pessoas no mundo atual. Esses, "acorrentados" da contemporaneidade vivem amarrados por ideologias nefastas, longe daquilo que o filósofo grego citava como o conhecimento da verdade. Nesse sentido, o conhecimento pode ser alcançado, desde que tenha debates feitos com ideias racionais e utilização do método científico como sua principal base e alicerce. Assim, com o fato científico, errôneas dicotomias com opiniões sem bases podem ser desmanchadas, e novas sínteses construídas.

Entretanto, existe uma base muito importante para a construção de novos paradigmas: a ética. Um dos princípios fundamentais, ela rege a vida de todas as sociedades humanas e o princípio da coletividade. Assim como o ilustre Dalai Lama cita, a ética é a busca pela felicidade e pela aversão à dor. Por conseguinte, uma sociedade ética é também limitante na forma de se expressar, pois uma maneira de expressão danosa é antiética, e assim, é contra o corpo coletivo.

Sendo assim, é necessário a adoção de medidas cabíveis, tais como: palestras, aulas, debates sobre ética e sobre a importância do senso crítico em instituições educacionais por intermédio do ministério da educação, secretarias estaduais e municipais, assim como projetos de leis que permitam maior fiscalização e controle, principalmente nos meios digitais, para que opiniões, ideologias ou doutrinas que possam passar do limites do "tolerável", e ferir nossa constituição sejam evitadas e dêem lugar a um ambiente fraternal e ético, de acordo com os mais importantes princípios da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Willa
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#68824
@Ymir, oi, anjo! Vou passar aqui para corrigir e pontuar sua redação sem falta amanha, tudo bem?

Beijos 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
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Por Willa
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#68920
OI anjo, tudo bom?

Como prometido, vim corrigir sua redação o mais rápido que pude. Já ressalto que gostei demais dela, mas há alguns pontos que precisam de certa atenção de sua parte que, para a melhora da sua escrita em redações futuras, vou pontuar aqui. Espero que goste da minha pequena análise <3

// INTRODUÇÃO 💡

" [1] Assim como [2] o "paradoxo da tolerância" do filósofo Karl Popper, a sociedade não deve tolerar o intolerante. [1] Nesse sentido, os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo devem ser sintetizados e debatidos. [1] Para isso, são necessários não só debates racionais e científicos, mas também a disseminação de, [3] assim como o líder Budista Dalai Lama estabelece em seu livro: "A ética é mais importante que a religião", uma nova ética secular."

[1] Conectivos;
[2] Contextualização
[3] Argumento de autoridade (que deveria estar apenas nos parágrafos de desenvolvimento);
[4] Tese
[Observações] Sua introdução está muito bem contextualizada e cheia de referências, mas não há um conteúdo realmente explícito. Mesmo lendo ela três vezes seguidas, não consegui compreender o que extamante será tratado nos próximos parágrafos, sendo que a introdução já deveria dar esses indícios. Com isso, recomendo que você use apenas uma contextualização e, depois, foque no tema da redação. Algo como "Assim como o "paradoxo da tolerância" do filósofo Karl Popper, a sociedade não deve tolerar o intolerante. Nesse sentido, os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo devem ser sintetizados e debatidos, visto que a intolerância é recorrente no cotidiano brasileiro." Perceba que adicionei essa parte para relacionar a filosofia de Popper à temática do seu texto, pois sem ela, sua redação fica muito mecânica e pouco coerente com o assunto, já que não houve uma clara correlação entre uma oração e outra.

// PREIMEIRO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO (D1) 📌

"[1] Em primeiro lugar, [2] tal como a alegoria da caverna de Platão, onde uma pessoa acorrentada em uma caverna conhece o mundo somente pelas sombras marcadas nas paredes, assim são algumas pessoas no mundo atual. [5] [Logo] Esses, "acorrentados" da contemporaneidade vivem amarrados por ideologias nefastas, longe daquilo que o filósofo grego citava como o conhecimento da verdade. [1] Nesse sentido, o conhecimento pode ser alcançado, desde que tenha debates feitos com ideias racionais e utilização do método científico como sua principal base e alicerce. [1] Assim, [4] com o fato científico, errôneas dicotomias com opiniões sem bases podem ser desmanchadas, e novas sínteses construídas."

[1] Conectivos;
[2] Argumento de autoridade;
[3] Desenvolvimento da tese;
[4] Oração conclusiva da D1;
[5] Ausência de conectivo.
[Observações] Adorei sua argumentação! Ela está bem consistente, coerente e embasada, dando uma ótima base para a comprovação da sua tese. Minha única observação é a ausência de conectivo (pontuação que deixei na cor vermelha). No caso, deixei um exemplo de conectivo que poseria ser usado para ligar uma frase a outra, o "logo", mas tirando isso, ficou ótimo!

// SEGUNDO PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO (D2) 📍

"[1] Entretanto, [2] existe uma base muito importante para a construção de novos paradigmas: a ética. [4]Um dos princípios fundamentais, ela rege a vida de todas as sociedades humanas e o princípio da coletividade. [1] Assim como [3] o ilustre Dalai Lama cita, a ética é a busca pela felicidade e pela aversão à dor. [1] Por conseguinte, [4] uma sociedade ética é também limitante na forma de se expressar, pois uma maneira de expressão danosa é antiética, e assim, é contra o corpo coletivo."

[1] Conectivos;
[2] Oração introdutória do que será abordado na D2;
[3] Argumento de autoridade;
[4] Desenvolvimento da tese;
[5] Oração conclusiva da D2.
[Observações] Já nesse segundo parágrafo de desenvolvimento senti falta justamente disso: do desenvolvimento. Está claro que você tem um repertório diverso, mas houve apenas a aprsentação dos fatos, não uma ligação deles com o tema, entente?

// CONCLUSÃO 🏆

"[1] Sendo assim, é necessário a adoção de medidas cabíveis, tais como: [palestras, aulas, debates sobre ética e sobre a importância do senso crítico em instituições educacionais por intermédio do [2] Ministério da Educação, secretarias estaduais e municipais, assim como [4] projetos de leis que permitam maior fiscalização e controle, principalmente nos meios digitais, [5] para que opiniões, ideologias ou doutrinas que possam passar [7] dos limites do "tolerável", e ferir nossa constituição [8], sejam evitadas e [9] dêem lugar a um ambiente fraternal e ético, de acordo com os mais importantes princípios da sociedade."

[1] Conectivos;
[2] Agente
[3] Ação
[4] Modo como essa ação será colocada em prática
[5] Objetivo da ação
[6] Detalhamento (não encontrei)
[7] Ausência do "s" em "dos";
[8] Ausência de vírgula;
[9] Acentuação errônea do termo "deem".
[Observações] A conclusão foi toda escrita em um único período, sem claras pausas, sendo que isso é muito perigoso. Digo perigoso porque com períodos muito longos é mais fácil de nos confundirmos e errarmos em algo, seja na coerência, gramática ou no próprio raciocínio. Portanto, recomendo que diminua o tamanho das orações e nunca escreva um parágrafo corrido assim, sem pontos finais (não sei se a banca tira pontos por isso, mas acredito que isso seja o mais indicado). Além disso, houve certa incidência de erros (creio que por causa do período muito longo), sendo um deles a falta de uma vírgula, sendo que ela melhora o entendimento da ideia, falta do "s" em "dos limites" e acentuação arcaíca de "deem", visto que, depois do Novo Acordo Ortográfico de 2009, o acento circunflexo foi retirado das palavras com terminação -eem. Para mais informações, leia esse artigo aqui: https://duvidas.dicio.com.br/deem-ou-deem/

// OPINIÃO GERAL

Creio que seu repertório é muito bom e que sua argumentação é ótima também. O ponto é que houveram uns deslizes ali na D2 e na conlcusão que comprometeram um pouco a qualidade e coerência do seu texto, então sugiro que você se atente mais justamente a esses dois importantíssimos componentes do texto, okay? Ademais, percebi certa repetição dos conectivos usados ao longo da sua redação. Como esse detalhe tira pontos, deixo aqui, também, essa lista de conectivos para você dar uma olhada: http://canalinteligente.com/wp-content/uploads/2017/04/tabela-de-conectivos-Clube-de-Reda%C3%A7%C3%A3o.pdf

E esse é o fim da minha análise, espero que tenha gostado!
Sempre que precisar, pode me marcar nas suas redações que tentarei as corrigir o mais rápido possível.
Por fim, ressalto que, assim como você, ainda estou aprendendo e sou passível de erros, rs.
Beijos e até mais! 🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
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Por Ymir
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#69256
@Willa, Muito obrigado por mais uma correção maravilhosa, tenho certeza que irei melhorar ainda mais para a próxima
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Por Willa
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#70677
@Ymir, de nada, anjo! Fico muito feliz por ter ajudado e também tenho certeza que você vai melhorar muito nas suas próximas redações 🥰🤗🌼

🌼 Estou sempre disposta a ajudar, então pode contar comigo! 🌼
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