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Por ribeiroemily
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A Constituição Federal de 1988 é um documento que possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir ao corpo social uma vivência digna a todos em território brasileiro. No entanto, mesmo diante da existência desse arcabouço normativo os impasses das mudanças climáticas: poluição eminente ainda persiste no Brasil, demonstrando limitação prática deste código legal. Nesse sentido, torna-se claro que essa situação tem como fatores contribuintes: a negligência governamental e a ausência de engajamento social no que se refere a problemática.

Nesse contexto, conforme abordado por Gilberto Dimenstein, escritor e jornalista brasileiro em sua obra o “Cidadão de Papel”, os direitos dos cidadãos se fazem presente apenas na teoria configurando a anomia social. Dessa forma, a negligência governamental contribui para a ocorrência de desmatamento e gases tóxicos que acaba prejudicando a saúde respiratória devido os incêndios iminentes. Já que as instituições encarregadas por combater a degradação da floresta amazônica podem ser vistas como responsáveis pela perda de qualidade de vida do ecossistema e funcionalidade, resultando em baixa condição de vida da sociedade.

Ademais, sob uma análise sociológica, Bauman, em sua premissa de modernidade líquida afirma que o mundo contemporâneo é repleto de incertezas, medos e fragilidade nas relações sociais. Assim, ausência de engajamento social corrobora para desinformação de mudanças climáticas e seu desastre natural. Haja vista, parcela significativa da sociedade não exercer a empatia e assim, ao abstrair desse óbice, contribui afetando a crescente queda do nível de vida do ambiente, com a morte de rios e o desaparecimento de áreas verdes.

Logo, é imprescindível que os impasses das mudanças climáticas: poluição eminente no Brasil seja combatido através de medidas governamentais. Nessa perspectiva, é dever das entidades públicas, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social - órgão executivo nacional responsável pelo bem-estar social da nação - promover a assistência integral aos cidadãos, mediante administração adequada de recursos financeiros e engajamento social para que haja uma gestão efetiva de investimentos em meios tecnologicos para a qualidade de vida do ecossistema; objetivando o pleno desenvolvimento do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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