Em primeira análise, vale destacar que a Declaração Universal do Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU - assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Entretanto, a realidade vivida por grande parte dos disléxicos não corrobora esse direito. Além disso, de acordo com a fonoaudióloga Rejane Rubino, a dislexia é um distúrbio que chega a atingir 15% da população mundial, mas, ainda assim, continua sendo desconhecida por muitos pais e professores. Essas dificuldades podem ser melhoradas em até 80% desde que sejam diagnosticadas o mais antes possível e tratadas adequadamente.
Outrossim, é inegável que existem preconceitos e estereótipos em relação a essas pessoas que precisam ser quebrados. Sempre houve disléxicos nas escolas. Entretanto, a escola conservadora e tradicional certamente não foi feita para o disléxico. Objetivos, conteúdos, metodologias, organização, funcionamento e avaliação nada têm a ver com ele. A inclusão é um direito fundamental de todos, e deve se refletir na integração de todos também na educação.
Evidencia-se, portanto, que resolver os impasses da dislexia requer adequação na forma de ensinar e aprender. Por conseguinte, cabe às escolas de caráter público quanto privado promover novas garantias e inclusão de alunos com dislexia, tanto no âmbito acadêmico quanto social, por meio de atividades com interesse didático-pedagógico, a fim de permitir o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem e interação social mais inclusivos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada