Em primeira análise, evidência-se a expressiva quantidade indevida de sujeira dado a forma incorreta de se desfazer dos dispositivos. Sob essa ótica, o jornal "G1" aponta que, só duas de cada cinco cidades apresentam a coleta seletiva incluindo a separação das tecnologias. Dessa forma, é necessário entender que, esses materiais não sendo reciclados em grandes quantidades polui os meios naturais e urbanos. Logo, é fundamental que ações sejam tomadas para que os municípios tenham um recolhimento reservado para eles.
Além disso, é notório a negligência governamental perante a situação. Consoante a isso, o filósofo Thomas Hobbes afirma, " qualquer cidadão tem seus direitos e deveres, e é obrigação do Estado garanti-los, devido o seu poder". Desse modo, é importante perceber que obter um local adequado para o descarte do lixo é uma garantia individual populacional, e quando isso não acontece as autoridades estão infringindo-as. No entanto, o país carece de atitudes políticas para a melhoria dessa problemática.
Despreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham conter os impactos socioambientais do descarte do lixo eletrônico. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos -órgão responsável por assegurar as leis perante a nação- promover a inserção da coleta seletiva em todas as cidades, com o auxílio da contratação de empresas capacitadas para a tarefa, a fim de que todas as regiões do Brasil possam desfrutar de melhores condições e evidenciado a disposição política de solucionar o entrave, não negligenciado-a. Somente assim, o território nacional estará longe de alcançar a realidade obordada no filme "Wall-e", prevalecendo a harmonia e a justiça social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada