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No filme ‘’Tempos Modernos’’, de Charlie Chaplin, é retratado o processo de transformação dos meios de produção a partir da introdução das máquinas, as quais impactaram toda a conjuntura industrial e social do século XX. Dessa maneira, análogo ao exibido na obra, as tecnologias permanecem determinando mudanças no âmbito trabalhista, o tornando estratégico, ágil e promissor na mesma medida em que, comumente, viabiliza a indiligência para com o indivíduo empregado. Nesse sentido, ainda que possibilite autonomia e inovação, a precarização das condições de ofício constitui uma problemática intrínseca a essa evolução digital.

Em primeira análise, cabe pontuar que o advento da modernização técnica permitiu novas formas de entrada e atuação no mercado de trabalho. Desse modo, conforme o conceito de ‘’Revolução 4.0’’ do economista alemão Klaus Schwab, a fusão do espaço físico e suas atividades com o cibernético e seus mecanismos é um aspecto favorável e emancipatório. Sob esse viés, denota-se que tal afirmação é perceptível, dado que o processo de empreendedorismo sofreu significativo avanço e democratização com o surgimento da internet e ferramentas eletrônicas, as quais se configuram como aparatos facilitadores e acessíveis a maior parte da população. Com efeito, alicerçam novos modelos de admissão e criação de negócios - como freelancers e e-commerce- de maneira não burocrática, rápida e simples e favorecem a gerência dinâmica da própria posição no campo profissional.

Em segunda análise, vale ressaltar que esse progresso também é marcado por entraves que afetam, principalmente, as condições de integridade do empregado. Dessa forma, segundo o sociólogo Ruy Braga, há a ascensão de uma ‘’Sociedade do Precariado’’, na qual o exercício laboral de forma plena e segura é suprimido em razão da exploração da mão de obra para garantia da lucratividade. Por conseguinte, a disseminação desse fato prejudica, sobretudo, funcionários de empresas digitais terceirizadas – como a Uber -, cujo vínculo com os sujeitos é indireto e, devido a isso, o cumprimento dos elencados da lei trabalhista é dificuldade. Logo, essa coletividade dependente dessa modelo de flexibilização ocupacional não possui garantias básicas e renda compatível com seus serviços, sendo tratados apenas como um recurso menos expansivo para grandes instituições.

Em suma, é mister que medidas sejam tomadas par reverter o quadro atual. Portanto, urge que o Ministério da Economia elabore um plano de reestruturação da legislação empregatícia para inclusão dos direitos de servidores informais do meio tecnológico, por meio da articulação de normas que regularizem sua jornada e faixa salarial, a fim de que o exposto por Braga seja liquidado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Excelente redação amigo.

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

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